MODA COM GASTRONOMIA

Pequenos produtores artesanais do projeto Origem Minas estão no Gastrô Minas Fashion durante o Minas Trend

Geleias, condimentos, queijos, cafés, biscoitos e doces feitos artesanalmente nos principais destinos turísticos do estado estão sendo comercializados no Gastrô Minas Fashion, espaço de gastronomia do projeto Investe Turismo que  este ano estará no Minas Trend. Os produtos fazem parte do Origem Minas, iniciativa do Sebrae que estimula a competitividade e a diferenciação dos pequenos produtores do agronegócio e da gastronomia mineira. O Minas Trend, maior salão de negócios de moda do estado, termina hoje (25/10), em Belo Horizonte.

O Gastrô Minas Fashion está aberto ao público durante todo o Minas Trend. O local reproduz um cenário de uma vila com paisagens das cidades dos destinos turísticos mineiros que são beneficiados com o Programa Investe Turismo: Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará,), Rota dos Diamantes (Diamantina), Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei), Veredas do Paraopeba (Brumadinho) e Belo Horizonte.

“Ações como essa fortalece a gastronomia de Minas Gerais, aumentando o fluxo turístico e ampliando a atração por novos investimentos”, explica o Superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Os produtos artesanais expostos e comercializados no Gastrô Minas Fashion foram feitos em várias dessas cidades do projeto Turismo Investe. Entre eles, a geleia de pimenta biquinho produzida pela Associação dos Hortigranjeiros de Bento Rodrigues (Ahobero).

Após perderem suas plantações de mais de 800 pés de pimenta e 400 mudas, com o rompimento da barragem de Fundão, 10 produtores da cidade passaram a comprar a matéria-prima em municípios da região para produzir a Geleia de Pimenta Bikinho. Feita com laranja, limão, água e as pimentas biquinho e malagueta, para dar uma leve ardência a geleia, o produto é vendido em potes de 170gr a R$ 8,00. O dinheiro arrecadado com as vendas serve como completo de renda para as famílias que residem hoje em Mariana, até a construção da “nova Bento”. “Depois que a cidade for reconstruída, queremos voltar a plantar a pimenta biquinho, não só para a produção da geleia como também in natura e em conserva”, conta a produtora Keila Vardeli Fialho dos Santos.

Além da geleia de pimenta biquinho de Bento Gonçalves, também estão sendo comercializados no espaço Gastrô Minas Fashion: risotos, vinagre e mel feito pela Provençal, molhos e geleias de jabuticaba da Sabarabuçu, queijos da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), cafés especiais produzidos pela Café das Amoras e biscoitos e doces de Ivana Coelho.

“O projeto Origem Minas inclui ainda capacitação e promoção desses pequenos produtores. Em grandes eventos como o Minas Trend, é uma oportunidade de divulgar a gastronomia mineira e fortalecer as relações comerciais dos pequenos negócios”, justifica o Superintende do Sebrae Minas