MÍMICA TOTAL E TEATRO FÍSICO NO OFICINAS CULTURAIS – TROCAS COLETIVAS

Tem início neste fim de semana a primeira oficina do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas. Indicada pelo grupo de teatro Coletivo Aberto a oficina Mímica Total e Teatro Físico, que será ministrada por Luís Louis de São Paulo, de 18 a 21 de abril, no Espaço Cultural Casa Laboratório, localizado no segundo andar do Shopping do Vale.

Dentro de sua proposta de promover intercâmbio com outros artistas e grupos que possam ajudar no aprimoramento técnico do fazer artístico, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos, participam da oficina cerca de trinta pessoas, vindas de grupos de teatro do Vale do Aço e artistas independentes.

O ator-mímico, diretor e dramaturgo Luís Louis, fundador do “Estúdio Luís Louis – Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil”, é formado pela Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre (Londres). Notório Saber e Mestre pela PUC-SP é autor do livro “A Mímica Total”. Foi professor de Mímica no Royal National Theatre, na The School of the Science of Acting, ambos em Londres e na PUC-SP na faculdade de “Comunicação e Artes do Corpo”. É especialista em Artes Marciais, Tai Chi Chuan e faixa preta em Kung Fu pelo Templo Shaolin de Kung Fu (TSKF). Coordenou e dirigiu o Manifesto da Mímica Total I, II, III e IV, em que, também, atuou. Trabalha com preparação de elenco para produções no teatro, no cinema e na televisão, entre elas, a minissérie “Hoje é Dia de Maria”, na Rede Globo, sob a direção de Luiz Fernando Carvalho. Atualmente, apresenta por todo o país os seus espetáculos, atuando, ministrando cursos, proferindo palestras e divulgando a Arte da Mímica Total.

O projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas continua em maio com a oficina Introdução ao Teatro de Objetos que acontece de 29 a 31 de maio, e será ministrado pela diretora, atriz e pesquisadora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento) também de São Paulo; e em julho com a oficina  Dramaturgia, Performance e Processos Criativos, será desenvolvida pelo diretor, dramaturgo e ator carioca Márcio Abreu, de 11 a 14 de julho.

O projeto conta com o patrocínio da Usiminas e Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais através da lei estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Rodolfo Belo com direção de produção de Claudinei de Souza. Informações e inscrições pelo telefone (31) 98883 3142, dineiator@gmail.com.

 

Contatos: Claudinei de Souza (31) 98883 3142

 

PROGRAMAÇÃO:

 

MAIO – JUNHO 2019 – Dias: 29 a 31 de Maio e 01 de Junho (Quarta a Sábado)      

Oficina: Introdução ao Teatro de Objetos

Ministrante: Sandra Vargas – SP

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Dama Espaço Cultural – Rua Romualdo Cristiano Alves, 05 – Timirim – Timóteo.

Inscrições Gratuitas: 20 a 27 de Maio de 14h às 18h.

Informações: (31) 99350 2345 – damaespacocultural@gmail.com – Camila Gomes

 

JULHO 2019 – Dias: 11 a 14 de Julho (quinta a domingo)

Oficina: Dramaturgia, Performance e Processos Criativos

Ministrante: Márcio Abreu – RJ

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Espaço Cultural Casa Laboratório (Shopping Vale do Aço – 2° piso – ao lado do Cinema)

Inscrições Gratuitas: 01 a 09 Julho de 14h as 18h

Informações: (31) 98883 3142 – dineiator@gmail.com – Claudinei de Souza