MÊS DAS MULHERES: FUNDAÇÃO APERAM ACESITA INAUGURA EXPOSIÇÃO

A Fundação Aperam Acesita, em celebração ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, lançou no último dia 15 mais uma edição da exposição Essas Mulheres. A mostra reúne 35 artistas do Vale do Aço e região que por meio de pinturas, colagens e esculturas retratam temas ligados ao universo feminino de uma maneira espontânea, dinâmica e alegre. A exposição fica aberta para visitação até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e de 13h às 17h, com entrada gratuita.

Na abertura da exposição, foi realizada uma apresentação da pianista Josiane Drumond Ulhôa, que interpretou as músicas Ária (Cantilena) da Bachianas Brasileiras Nº 5, de Villa Lobos e Odeon, de Ernesto Nazareth. Na oportunidade, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino destacou a importância da mulher na sociedade. “Quando a mulher acredita em seu potencial, tudo se torna possível, uma verdade que se firma a cada dia mais em nossa sociedade, onde as mulheres têm conquistado seu espaço e dado sua importante contribuição para tornar o mundo melhor”, disse o presidente, acrescentando que “é sempre uma alegria poder abrir o ano na galeria com essa exposição, que já se tornou tradicional em Timóteo”.

Participando pela segunda vez da exposição, a artista Tânia Maria trouxe para a galeria seu trabalho em quilling, que é uma técnica baseada em colagem feita em forma de desenhos. Pouco conhecida no Brasil, este trabalho minucioso exige técnica e paciência. De acordo com Tânia, a técnica é uma terapia. “Eu aprendi essa nova forma de arte com a artista plástica Iêda Klein. Pra mim, quando estou desenvolvendo as minhas obras é onde eu encontro paz”, concluiu Tânia.

Enfermeira, Camila Oliveira participa pelo terceiro ano consecutivo da exposição. Para ela, a arte é uma forma de expressão rica e tocante. Desde criança, Camila participa de aulas de desenho e se dedica à arte por meio de pinturas e esculturas. Nesta edição, ela participa usando uma técnica de colagem de papel  machê associado a restos de construção civil. “Neste ano, eu quis trazer algo diferente. Meu propósito é motivar o observador a contemplar o meu trabalho e sair diferente da forma como entrou no espaço. Espero que as pessoas tenham as melhores experiências ao observar as minhas criações, que elas percebam esse meu propósito”, enfatizou a artista plástica.

Votação

Neste ano, a exposição conta com uma novidade. Durante o período da mostra, será solicitado aos visitantes que votem na obra que mais gostou. Após o término da exposição, serão contabilizados os votos e a artista com a obra mais votada receberá um prêmio da Fundação.

Agenda cultural

Neste fim de semana, no sábado (23), às 20h, o teatro da Fundação recebe o show acústico da cantora Mariana Rodrigues. A artista interpretará grandes sucessos da música brasileira contando com as participações de diversos músicos regionais. A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Fundação Aperam Acesita a R$10 antecipados/meia entrada ou R$20 no dia/inteira.