MELHORIA CONTÍNUA ATRAVÉS DA TROCA DA CONHECIMENTO

Na última semana, integrantes de dois projetos de geração de trabalho e renda apoiados pelo Instituto CENIBRA visitaram iniciativas de agricultura familiar sustentável, em Venda Nova do Imigrante (ES). Na ocasião, os integrantes do Projeto Cotas (Padaria Solidária) e Projeto Jorges (Temperos e Quitandas) verificaram as estratégias para gestão, produção, organização e perenidade da atividade de agricultura familiar sem depender diretamente de recursos da iniciativa privada e poder público, estabelecendo parcerias que possibilitam a consolidação da atividade.

A partir dos conhecimentos adquiridos durante a visita, será elaborado um Plano de Trabalho para verificar e definir aspectos de melhoria dos projetos apoiados pelo Instituto CENIBRA de forma a contribuir efetivamente com o desenvolvimento local a partir da vocação e potencial socioeconômico da comunidade. A visita contou também com a presença de representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG.

Somando esforços para transformar

O Instituto CENIBRA firmou em 2014 uma parceria com a Prefeitura de Peçanha e a Associação Comunitária Jorges, para contribuir com a conclusão da construção do Galpão onde serão produzidos os temperos e quitandas para comercialização na feira e eventos do município. Além de continuar com as capacitações dos produtores.

Também em 2014, o Instituto firmou parceria com a Associação Comunitária Cotas, de Peçanha (MG), para o desenvolvimento de um projeto social que visa capacitar e qualificar profissionalmente membros da comunidade. A parceria é fundamental para a obtenção da certificação necessária para a produção de pães realizada por mulheres da comunidade e que serão vendidos na região de Peçanha. Além de cursos de capacitação, também serão feitas melhorias no local e condições de trabalho da equipe, com alterações na estrutura e o fornecimento dos equipamentos necessários. O projeto contempla ainda a realização de um estudo de viabilidade para diversificação e aprimoramento de produtos em busca de novos mercados.