MARA VILAR E SEU JEITO DE PRATICAR A ADMINISTRAÇÃO SOLIDÁRIA

Vice-Presidente Social do Cartão de TODOS está à frente de campanhas que ganharam repercussão nacional. Mara foi a primeira vendedora da empresa e reúne uma trajetória de sucesso no maior cartão de descontos do País

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 8 de março como a data oficial para homenagear as lutas femininas por igualdade, justiça e respeito. Desde então, o empoderamento feminino vem tomando conta, cada vez mais, dos debates sociais.
Empoderar mulheres e promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais são garantias para o fortalecimento da economia, o impulsionamento dos negócios e o desenvolvimento sustentável.
Neste mês especial, escolhemos contar a história de uma mulher empoderada que, com muita coragem e determinação, alcançou seus objetivos sem abrir mão do seu papel social. Mara Vilar, vice-presidente Social do Cartão de TODOS – líder no mercado brasileiro de cartões de descontos – nasceu na cidade mineira de Inhapim e, desde criança, se preocupava com o próximo: “lembro que, desde muito cedo, as campanhas sociais da paróquia local me chamavam a atenção e eu pedia, em casa, para participar. Eu não conseguia entender ou aceitar o porquê de eu ter comida em casa e outras pessoas não terem, por exemplo”, conta.
Essa inquietação acompanhou Mara ao longo de toda a sua vida. Já casada e morando em Ipatinga, se engajou em causas sociais ao lado de seu marido, Altair Vilar, quando ele esteve à frente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade e ao longo de toda a sua vida pública. Em 1999, quando ela e o marido resolveram criar o projeto social que deu origem ao Cartão de TODOS, a meta do casal era bem ousada e clara: levar saúde de qualidade, pelo menor custo possível, para pessoas com recursos limitados. O lucro do negócio seria só a consequência do suprimento de uma necessidade básica da população.
Para tornar esse objetivo real, Mara trabalhou duro. Ela foi a primeira vendedora porta a porta do Cartão de TODOS no Vale do Aço. “O melhor dia para realizar vendas era no domingo. Depois da missa, deixava minha família em casa, pegava o carro e ia para a rua vender. Eu vendia mais de 20 convênios por dia e fui considerada a melhor vendedora da região”. Mas quem pensa que a rotina do trabalho de Mara parava por aí, se engana. Após sua jornada na equipe de vendas, de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, era ela a responsável pela limpeza dos consultórios médicos da, então, Clínica de TODOS.
Sem dúvida, Mara Vilar é uma das personalidades que ajudaram a construir a história do Cartão de TODOS, empresa que faz a diferença na vida de milhares de pessoas. Ela já atuou em diversos setores da empresa e, hoje, ocupa a posição de vice-presidente Social, estando à frente de campanhas nacionais como a do Agasalho e o Natal Solidário.
Em 2019, as ações resultaram na arrecadação de 154 mil peças de agasalhos e 53 mil brinquedos respectivamente. “Tenho muito orgulho de reforçar o compromisso da empresa com a responsabilidade social – um dos pilares do Cartão de TODOS e de fazer parte de uma companhia que, cada vez mais, leva dignidade às pessoas por meio da inclusão social”, declara.

Sobre o Cartão de TODOS:
O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001, em Ipatinga, MG, a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras.
A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 250 clínicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer.
A empresa atende, hoje, mais de 12 milhões de pessoas e espera alcançar mais 5 milhões de famílias este ano. O Cartão de TODOS é aceito em mais de 10 mil estabelecimentos no Brasil.