_MG_9842

MAIS UM ENCONTRO DE PALHAÇOS DE IPATINGA/FESTIVAL ONLINE

Circo Teatro Fool muda o formato, mas mantém viva a tradição de brincar de palhaço.

O “Encontro de Palhaços de Ipatinga” é um dos eventos mais importantes do calendário Cultural do Vale do Aço, realizado sempre no dia 10 de dezembro, data em que comemora-se o dia do palhaço em todo o país. Criado e produzido pelo Ator e Circense Luís Yuner, CEO do Circo Teatro Fool, o “Encontro de palhaços” reúne milhares de pessoas todos os anos no Parque Ipanema, se consagrando um dos eventos mais aguardados pelo público. Assim como o próprio Circo, o “Encontro” vem se modificando ao longo dos tempos, e durante a pandemia não seria diferente. Em dezembro de 2020 o evento não pôde ser realizado com a platéia, porém, o Circo Fool criou a “Carreata da Alegria”, um cortejo circense que coloriu as ruas da cidade e trouxe um pouco de Alegria para as crianças de diversos bairros. Em 2021, e pela primeira vez ao longo desses 15 anos, o evento ocontecerá no mês de maio, de forma online, via Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Os espetáculos são exibidos gratuitamente no Canal do Circo Fool no Youtube, e ficarão disponiveis até Dezembro de 2021.

O Festival online antecipa as comemorações pelo dia do palhaço do Vale do Aço, mas vale ressaltar que em 10 de Dezembro de 2021 ocorrerá tradicionalmente o “Encontro de Palhaços”.

A programação online começou no último dia 07 de Maio e se estende até o dia 30, com 20 atrações, entre espetáculos e cenas curtas de várias Cias do Brasil, bate papo de palhaçarias, lives e um evento itinerante que vai percorrer abrigos da cidade, além de ruas de diversos bairros, levando alegria para as crianças com toda a segurança do distanciamento social, já que o evento será realizado em trio elétrico.

 

Serviço: 15* Encontro de palhaços de Ipatinga – Festival Online de palhaçaria / 2021

Período: 07 á 30 / 05/ 2021

Realização: Luís Yuner e Circo Teatro Fool

Plataforma: YOUTUBE/CIRCOFOOL

RELAÇÃO DOS ESPETÁCULOS SELECIONADOS

DA LAJE A LONA – Weslley Vieira Barboza / São Paulo SP

SHOW DE BOLA – Luix Équixx/ Rio de Janeiro RJ

OBJETOS SUJEITOS – Marcelo Alessio/ Belo Horizonte MG

SORRISO VÍRUS – Bianca Lima/ Curitiba PR

MISTÉRIOS – Palhaça Siriema/ Curitiba PR

SUBSTANTIVO FEMININO PLURAL – Grupo Farroupilha / Ipatinga MG

A MALA MÁGICA – Luiza di Resende/ Ipatinga MG

SKARLATE SOZINHA – Karina Flor/

DESCOBRINDO A QUARENTENA – Matheus Felipe /São Paulo SP

PERIPÉCIAS COM UM BAMBOLÊ – Matheus Fernandes Teixeira – Ipatinga MG

PALHAÇO CHEROSINHO – Presidente Prudente SP

VISUAL COMEDY SHOW : DOSE DUPLA – Piriquitovisk e Ratinha/Rio de Janeiro RJ

CHICA PAR(T)INDO – Amanda Aloysa Alves – Uberlândia MG

CHALUPA CIRCUSCia Chalupa – São Paulo SP

SHOWZAÇAS, SHOW DE PALHAÇAS, FAKE LIVE – Minha Companhia Coletiva Artística/ Belo Horizonte MG

NOSSO GRANDE ESPETÁCULO – Adorável Companhia / Guapimirim RJ

CONCERTO EM RÉ – Grupo Maria Cutia /Belo Horizonte MG

ESTADO VEGETATIVO – Pedro Barroso / Santana do Paraíso MG

REPRISES PAREADAS – Circo Rodado /Curitiba PR

SHOW DO RISADINHA – José Rodrigues de Sousa /Ipatinga MG

 

 

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

O que é o Encontro de palhaços? Como surgiu?

É uma mostra de variedades em formato de espetáculo circense, em homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil, composta por artistas de diversos seguimentos, sobretudo palhaços, que se apresentam voluntariamente, sempre no dia 10 de dezembro, brindando o dia do palhaço, na cidade de Ipatinga MG. Idealizado pelo ator e circense Luís Yuner, e produzido pelo Circo Teatro Fool, O “Encontro de palhaços de Ipatinga” teve sua primeira edição em 10 de dezembro de 2007, data em que comemora-se o dia do palhaço em todo o país. Nesta ocasião, os palhaços Petit Gatão (Luís Yuner) e Risadinha (José Rodrigues) apresentaram diversas esquetes e números clássicos do circo na praça primeiro de maio, em Ipatinga. No ano seguinte outros narigudos e personagens teatrais se juntaram a comemoração, realizando um cortejo Circense com Charangas tradicionais, faixas e cartazes, Saindo da Estação memória, passando pela avenida 28 de Abril, e finalizando com um grande show na praça primeiro de maio. Este evento é também uma oportunidade de aprimoramento para alguns artistas, que criam cenas inéditas e utilizam o nosso picadeiro como um grande laboratório de experimentação, por que neste encontro o que vale é a brincadeira.

 

Mudança no Formato ao longo dos anos

De 2007 á 2012 o evento aconteceu na praça primeiro de maio, sempre nas manhãs do dia 10 de dezembro. Em 2013, com o crescimento do evento e a participação de vários artistas com números e cenas que necessitavam de recursos técnicos mais elaborados, decidimos mudar o formato e local de apresentação, criando o “Cabaré dos palhaços”, uma mostra de variedades que faz parte do “Encontro de palhaços de Ipatinga”, com a finalidade de organizar cenicamente tudo aquilo que vínhamos realizando de forma aleatória na praça.

Transferimos o “Encontro de palhaços” para o Teatro de Arena do Parque Ipanema, que eventualmente por questões meteorológicas acontece no Galpão 1 do mesmo parque. Esta mudança foi importantíssima para o fortalecimento da arte circense na cidade, pois tanto os artistas, quanto o publico ganharam um pouco mais de comodidade e recursos técnicos que melhoraram as performances do show e fizeram deste evento um marco na história da cidade, sempre com plateias lotadas, composta por pessoas de todas as idades que amam e se divertem com a nobre arte da palhaçaria! ENCONTRO DE

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3