MAIS DE 82 MILHÕES DE BRASILEIROS ACIMA DO PESO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou que a obesidade é uma epidemia mundial.No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 82 milhões de pessoas estão com o índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior que 25 – o que caracteriza sobrepeso ou obesidade. Uma projeção da OMS aponta que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

O comportamento das pessoas na atualidade e os maus hábitos são os grandes vilões no aumento do peso. “Nos últimos anos houve um grande aumento do consumo de alimentos calóricos e ricos em gorduras, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes e em contrapartida uma grande redução de atividades físicas, por isso o aumento assustador nos índices de sobrepeso e obesidade”, conclui Luís Augusto Mattar, cirurgião bariátrico.

Segundo a psicóloga da obesidade Alessandra Mattar, para as pessoas que já superaram o IMC de 25 é importante o alerta: “A obesidade não tem cura. Podemos ter controle sobre ela e ter um bom resultado a médio e longo prazo no tratamento construído com ajuda de uma equipe multiprofissional. Porém, para o tratamento ser bem sucedido, precisa basear-se em uma mudança real nos hábitos de vida. Então vamos começar agora!”, orienta.

Fonte: Serifa Comunicação