MAIS CCU: ESPETÁCULO INFANTIL GRATUITO HOMENAGEIA VINÍCIUS DE MORAES

A Série Espetáculos Didáticos apresenta para escolas e comunidade, na próxima quarta (28) e quinta-feira (29) a peça gratuita “Vinicius Poetinha”, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O espetáculo da Cia. Articularte (SP) terá sessões para escolas nos dois dias, às 9h e 14h, mediante agendamento prévio; e uma sessão especial para famílias na quarta-feira, às 19h, com retirada gratuita de ingressos. A atração que integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 183774).

O espetáculo musical e infantil “Vinicius Poetinha” é uma homenagem aos 105 anos deb nascimento e brilho de Vinicius de Moraes. A encenação é cantada, vivida e interpretada por um casal de atores e um músico e percussionista. No final da década de 1920, Vinicius teve o seu primeiro grande parceiro, que foi o seu Tio Niboca, que era somente um ano mais velho que ele.

Os dois meninos são interpretados pelo casal de atores que formam uma dupla inseparável, criativa e terrível nas brincadeiras de infância, para o desespero da vizinhança e a alegria geral do bairro. Regidos por um músico, violão e percussão – eles brincam, jogam, correm perigo, sentem medo, revivem artes marotas infantis e brincam debaixo de um lençol (realizando teatro de sombras).

No palco, com muita sensibilidade musical o elenco canta trechos de várias canções, escolhidas a dedo para as crianças. “Com a peça pretendemos propor aspectos mais sutis de atuação a partir do universo infantil. Assim, mostramos força cênica, jogo teatral e graça em diversos momentos, equilibrando as atuações em níveis muitas vezes surpreendentes. Dessa forma elaboramos sentimentos mais intensos aos vividos pelo Poeta”, afirma o diretor da Articularte, Dario Uzam.

Serviço

28 e 29/8

Vinicius Poetinha

Horários: 28/8 – 9h, 14h e 19h | 29/8 – 9h e 14h

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Agendamento gratuito escolar na Ação Educativa pelo telefone 31.3822-2215. A sessão de 19h é para famílias, com retirada de ingressos na bilheteria.