LUGAR PARA O SAGRADO

Cada vez mais pessoas estão se ligando ao Sagrado através de orações, práticas e meditações diárias, usando para esses momentos um cantinho especial em casa mesmo. E, nesses tempos de isolamento social, manter essa rotina é um alento para a alma e a mente, principalmente para quem vive sozinho.

Sejam cristãos, budistas ou espiritualistas, todos são unânimes em afirmar que imagens de santos, de Nossa Senhora e de Jesus, pedras, figuras de budas e incensos têm o poder de energizar qualquer ambiente. Então por que não reservar um canto dedicado a eles? Assim vai ser fácil atrair boas vibrações a você e ao seu espaço de viver.

A primeira coisa é que não há regras. Cada fiel faz o altar do jeito que lhe agrada.
O importante é ter em casa um espaço para pensar e lembrar de Deus, sentindo sua presença.
Esse lugar trará bençãos, proteção e será um sinal para todos que aí chegam de que você é de Deus, da oração e é protegido.

Algumas dicas que encontrei no site https://horoscopodia.virgula.com.br/, em matéria assinada por Franco Guizzetti: “Se você tem uma crença religiosa ou espiritualidade e quer ter um altar em sua casa, saiba que este espaço não depende de religião. É um local para você fazer suas orações, meditações e pedidos. Não importa se você tem imagens de santos, orixás, anjos, divindades, pirâmides, cristais ou se acende velas para orar. Ele pode um cantinho para meditação, por exemplo. O que importa é que um altar, seja ele religioso ou espiritualista, concentre uma energia muito positiva. Então:

Os melhores locais para um altar são os cômodos mais reservados da casa ou empresa.

Nunca monte um altar no banheiro. O banheiro é considerado o vilão da energia da casa.

Evite montar seu altar em ambientes onde transitam muitas pessoas, como corredores e salas, por exemplo. As orações devem ser feitas em locais tranquilos e livres de interrupção. Caso este for o único local para se ter o altar, pense em colocá-lo em um oratório. Assim você irá “protegê-lo” e sentir suas orações mais fortes.

Evite montar seu altar de fé em ambientes bagunçados ou sujos, como o “quarto da bagunça”.

Evite fazer seu altar próximo a bebidas alcoólicas, como perto do bar da sala, por exemplo.

Nunca monte seu altar embaixo dos degraus de uma escada. Escadas causam pressão energética sobre o altar. Caso for o único local possível da casa, coloque o altar dentro de um oratório.

O mesmo cuidado deve ser tomado caso o altar esteja embaixo de uma viga exposta. Vigas pressionam a energia sobre o altar.

De forma alguma coloque um altar próximo a uma lata de lixo. É falta de respeito pelas suas crenças, completa Guizzetti.

Para os católicos, algumas dicas:
É sempre bom ter:
1-  uma cruz, símbolo maior da fé cristã;
2-  velas para acender durante as orações ( não precisa queimar uma vela toda, se forem orações diárias);
3- uma Bíblia para ler e /ou o livro de orações que costuma usar;
4- terço, escapulário ou medalha que usa;
5 – Imagens de Santos ou Anjos conforme queira, dependendo de sua devoção;
6- Jarros de flores dão um toque especial de carinho e devoção ao altar;
7- Um frasco com água benta para persignar-se ou abençoar a casa de vez em quando é sempre bom.
Se tiver alguma relíquia também é bom deixar no altar. A relíquia pode ser: uma lembrança de um lugar santo; uma flor ou outro objeto que colocou sobre o túmulo de um Santo; etc.