LOS PELÍCULAS NO FESTIVAL DE VERÃO

Na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, o teatro do Centro Cultural Usiminas recebe o Cineclube Los Películas com a exibição de uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França, dentro da programação do Festival de Verão 2020.  Em cartaz o longa Los Silencios ( 2018), escrito e dirigido pela cineasta brasileira Beatriz Seigner, com produção da Vitrine Filmes.

Los Silencios narra a história de Amparo ( Marleyda Soto) e seus filhos, Núria e Fábio, que chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru. A família está fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai ( Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram. Certo dia ele reaparece na nova casa de palafitas e a família passa a ser assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada de fantasmas.

A obra é fruto do relato de uma amiga colombiana da diretora, roteirista e atriz, Beatriz Seigner, sobre sua descoberta de que o pai, que considerava morto, estava vivo. Beatriz guardou isso durante anos e resolveu colocar a história no papel, partindo então para pesquisas que resultou em Los Silencios. Este é o terceiro longa da diretora que em 2008 lançou Linha de Passe e em 2009 Bollywood Dream. Foi com o segundo filme que sua carreira foi impulsionada.  Uma das características da obra é que só os personagens do pai e da mãe, interpretados por Enrique Diaz e Marleyda Soto, são profissionais. A diretora buscou na comunidade os demais integrantes do elenco, o que ajudou a dar veracidade ao filme.

Para David Romeros, um dos curadores do Cineclube Los Películas,  o filme nos leva, de forma muito sutil e muito delicada, a construir empatia com as dores e as batalhas de pessoas de pessoas que, em função de estarem em determinado espaço/tempo, precisam lutar para simplesmente ser, para existir. Quem aceita o convite de Beatriz Seigner em Los Silêncios vive uma experiência muito emocionante, destaca o curador.

Parceria Vitrine Filmes

A exibição de Los Silêncios está sendo possível graças a parceira do Los Películas com a Vitrine Filmes que, mais uma vez, gentilmente cede a obra para exibição. A primeira parceria foi com Bacurau, que em dezembro lotou o teatro do Centro Usiminas, com um debate primoroso. E esta tem sido uma característica importante do Cineclube: os debates realizados após cada exibição sempre coordenados pelos curadores David Romeros, Andréz Gonzales, Márcio Castro, Beto de Oliveira, Camila Mendonça, Éderson Caldas, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti e Marilda Lyra.

Esta é 50ª sessão do Cineclube e a segunda de 2020. Em janeiro cerca de 80 pessoas conferiram a exibição de Parasita, grande vencedor do Oscar 2020 com 04 premiações: filme internacional, roteiro original, diretor e melhor filme. As próximas sessões do Cineclube serão divulgadas mensalmente nas mídias sociais.

Para a sessão de quarta-feira, 12 de fevereiro, a entrada é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro do Centro Cultural Usiminas. O Festival de Verão conta com patrocínio da Usiminas e a realização é do Ministério da Cidadania e Instituto Usiminas, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:

Los Silêncios
Dia 12/02/2020 – 19h30
Duração: 90 minutos
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada Franca mediante retirada de ingresso na bilheteria do teatro

Contatos: Marilda Lyra (31) 99966 4166

keyboard_arrow_up