LONGE DO MAR, EM ÁGUAS CRISTALINAS… E DOCES

Para quem já desapegou dessa maratona de praia, água salgada, areia, calor e preços nas alturas e gosta de se aventurar em viagens diferentes a cada período de férias eu apresento dois pratos cheios: pensa em beleza de lagos azuis cristalinos, cachoeiras e aquários de água doce repletos de peixes… Falou Bonito? Está enganado. Dois lugares enchem os olhos de turistas do mundo inteiro e você ainda quer tomar o caminho do mar? Então leiam e vejam minhas sugestões e esqueçam as praias de areias escaldantes.

Na cidade de Nobres e na vizinha Bom Jardim, no Mato Grosso, os ecoturistas encontram os mesmos encantos e atividades da famosa Bonito (flutuação, mergulho, trilhas, tirolesas, rapel, boia cross e observação de vida silvestre) com boa infraestrutura turística e preços mais baixos.

Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, cristais de rocha afloram do solo e acredita-se que a região seja um ponto de convergência de energia e eletricidade muito utilizados em pesquisa. A região abriga rios cristalinos, cachoeiras de 100 m e enormes paredões de pedra, rodeados pela vegetação do Cerrado. Para chegar às atrações, o visitante precisa estar disposto a caminhar: as trilhas de acesso chegam a 5 km, com trechos íngremes e pedregosos (em algumas é necessária a presença de guia). Como recompensa, quase todos os percursos terminam em poços, que surgem na base de quedas-d’água ou no meio de formações rochosas.
Vejam se não dá vontade: