LIDERANÇAS REGIONAIS AVANÇAM: AGENDA DE CONVERGÊNCIA

Lideranças empresariais, políticas e de entidades do Vale do Aço reuniram-se nesta semana, na FIEMG, em Ipatinga, para dar continuidade à construção da Agenda de Convergência da Região.

“Retomamos a construção da Agenda, iniciada em 2011, para traçar estratégias e projetos comuns que visam acelerar o desenvolvimento econômico e social do Vale do Aço, tornando a região um lugar melhor para se viver e produzir”, explicou Luciano Araújo, Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço.  “Para desenvolver este trabalho, envolvemos lideranças empresariais, de entidades e dos poderes públicos executivo, legislativo e judiciário, sendo a agenda técnica e suprapartidária”, acrescentou.

Para definir os projetos estruturadores da Agenda, foram criados grupos de trabalho por eixos, sendo seus coordenadores e participantes designados de acordo com a área de atuação. “São seis eixos priorizados. O Eixo de Infraestrutura, coordenado por Flaviano Gaggiato, empresário e Vice-presidente da FIEMG; o Eixo de Segurança, coordenado por Eduardo Pinho, empresário da Patty Publicidade e presidente da AEMDI; o Eixo de Saúde, coordenado pelo Dr. Mauro Oscar, diretor do Hospital Márcio Cunha; o Eixo de Educação, coordenado por Genésio Zeferino, reitor do Unileste; o Eixo de Sustentabilidade, coordenado por Venilson Vitorino, diretor da Fundação Aperam Acesita; e, o Eixo de Competitividade, coordenado por Carlos Afonso, empresário da Ramac e presidente do Sindimiva”, disse Luciano Araújo.

Os grupos de trabalho têm se reunido para elencar os projetos estruturadores de cada eixo, planejando e monitorando os tópicos propostos. Fazem parte destes projetos a duplicação da BR 381, a pavimentação da MG 760, a reestruturação do aeroporto, a Instalação do Sistema “Olho Vivo” no Vale do Aço, a Implantação do SAMU Regional, a implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Ipatinga, a instalação de um Centro de Engenharia e a adequação da infraestrutura para incrementar o turismo do Parque Estadual do Rio Doce, dentre diversos outros temas que promovem o desenvolvimento da região.

A Agenda de Convergência do Vale do Aço é parte importante do desenvolvimento do Vetor Leste de Minas Gerais, visando novos caminhos e o aproveitamento das novas oportunidades. A FIEMG, entidade coordenadora do Movimento Nova 381, tem apoiado tecnicamente o desenvolvimento e implementação da agenda, como parte integrante do Plano Master de Desenvolvimento do Vetor Leste de Minas Gerais. Conheça mais no site www.nova381.org.br, na aba “Desenvolvimento”.