IPATINGA GOURMET TEM INÍCIO NO DOMINGO

Festival Gastronômico traz em sua programação oficinas de gastronomia, degustação de pratos produzidos por chefs do Vale do Aço, além de shows musicais

“Experiências gastronômicas atraentes e inspiradoras vão marcar mais uma edição do Ipatinga Gourmet”, anuncia a equipe de produção do evento, que será aberto às 10h do próximo domingo, no Centro Comercial do Cariru. Neste dia, será promovida degustação orientada de vinhos – Grampian, às 11h30 e às 15h. Às 13h, entra em cena a banda Samba Pá Nóis, interpretando clássicos de grandes compositores da música brasileira, como Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Caetano Veloso.
Às 16h, será a vez da banda Cumpadre Nestor apresentar seu repertório de rock temperado com reggae, incluindo músicas de autoria do grupo que vão ser trilha para a degustação de pratos assinados por chefs do Vale do Aço. Todas as receitas terão a mandioca, produzida na região, como principal ingrediente, uma forma de valorização da produção regional.

CARDÁPIO

No Bar do Pedrim, estará em cartaz o Trio terreiro gratinado, prato que leva a assinatura da chef Ana Paula Pires; no Santa Maria, Palitos de mandioca e torresmo de bacon fresco ao barbecue de goiaba, de autoria da chef Mari Penna; no Avesso pub, Mandioca à Avesso, criação da chef Enyály Poletti; no Barteco, Medalhões de mandioca de frango e de carne moída com molho de curcuma e tomilho, do chef Vito Marcone; na Tenda Árabe, Macaxeira árabe, do chef Edson Teixeira; na padaria Pão Total, Pão de mandioca com carne seca e mandioca derretendo, do chef Augusto Nora (Gustão); no Opção da Praça, Nachos brasileiros – chips de mandioca com carne confitada, do chef Hygor Pedrosa; no Don Patrício, Rocambole de mandioca com carne seca, concepção da chef Nádia Andrade.

OFICINAS

Oficinas de gastronomia também estão no cardápio do Ipatinga Gourmet, com o intuito de identificar novos talentos regionais, estimulando suas potencialidades e a integração entre alunos e oficineiros. As aulas serão realizadas de 3 a 7 de julho, na Sala de Treinamento do Hiperconsul, no Shopping Vale do Aço.
No dia 3 de julho, os chefes Ana Paula Pires e Vito Marcone abrem a programação dos cursos com a oficina Gnicchi com pato salteado com legumes grelhados, que será ministrada de 19 às 22h. Rosti de mandioca com carne desfiada e queijo coalho, o prato do dia 4,será ensinado pelas chefes Mari Penna e Nádia Andrade.
No dia 5, Bobó de camarão à Itaúnas com cripe de couve será assunto da oficina ministrada pelos chefes Edson Teixeira e EnyályPoletti. No dia 6, serão promovidas pelo Sebrae duas oficinas, uma de 13 às 17h, sobre Como melhorar a identidade visual de sua empresa; e outra de 18 às 22h, tendo como tema O uso do cardápio como diferencial competitivo.
Os chefes Hygor Pedrosa e Augusto Nora ministrarão, no dia 7,a oficina de Sushi de churrasco.
Para cada oficina, serão ofertadas 40 vagas, e cobrada uma taxa de R$20, exceto para as promovidas pelo Sebrae, que serão gratuitas.

PARQUE DAS CACHOEIRAS
Nos dias 8 e 9 de julho, sempre a partir do meio-dia, o Ipatinga Gourmet será realizado no Parque das Cachoeiras. Às 12h30 do sábado (8), será ministrada oficina de Slow coffee, métodos de preparo e principais características Café Gourmet Brasil (vagas limitadas). Às 13h, a Banda Samba X dará sequência ao Festival Gastronômico, com seu repertório recheado de samba de raiz, sob as influências da bossa nova, gafieira, balanço e breque.
Às 15h do dia 8, haverá Degustação orientada de vinhos – Grampian e, em seguida, show com a Banda Gertrudes, trazendo no setlist grandes clássicos do rock n’ roll nacional e internacional.
No último dia do Ipatinga Gourmet (9), ganham bis as oficinas de Degustação orientada de vinhos – Grampian, às 12h30; e de Slow coffee, métodos de preparo e principais características Café Gourmet Brasil, às 15h.
As bandas de rock Dom Ramon e Madame Mim completam a programação de encerramento do Ipatinga Gourmet. A primeira, que se apresentará às 13h, vai interpretar clássicos do rock dos anos 60 a 90 como The Beatles e U2, além de músicas contemporâneas. A segunda banda vai subir ao palco do Festival às 16h, trazendo versões para composições de Rita Lee, Elis Regina, Amy Winehouse, dentre outros grandes nome dos cenário rocker nacional e internacional.
Os projetos Bem Bordado, Hortaliças do Rancho e Produção Rural de Ipatinga são presenças confirmadas no Ipatinga Gourmet, uma realização da Fino Trato – gestão cultural, e Sebrae, foi contemplado com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), principais patrocinadores do evento, via Edital de Fomento à Gastronomia. As oficinas contam com o apoio do Hipermercado Consul.
Wagner Eustáquio da Silva assina a produção executiva do Ipatinga Gourmet; Jason Vasconcelos, a consultoria do Festival; a turismóloga Cidinha Sampaio, assina coprodução do evento, juntamente com a especialista em gestão cultural e patrimônio, Leila Cunha.

SERVIÇO
Ipatinga Gourmet, de 2 a 9 de julho. Mais informações pelo 31 9 8829.9591