IPATINGA: BIBLIOTECA REATIVA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS

A Biblioteca Pública Municipal de Ipatinga ‘Zumbi dos Palmares’ informa que vai sediar no próximo dia 17, às 18h30, em sua sede à rua Mariana, 119, Centro, a assembleia para escolha dos novos diretores da Assabi – Associação de Apoiadores da Biblioteca Pública. A reunião é aberta a toda a comunidade.
Por meio da Associação de Apoiadores, também conhecida como Associação dos Amigos da Biblioteca, é possível a captação de investimentos para ampliação do acervo de livros, revistas, jornais e, também, atividades na Biblioteca, que é ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Os interessados em participar da assembleia devem se dirigir à Biblioteca de 8h às 18h, preenchendo um cadastro no local. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3829-8393.
A Assabi foi fundada há quase seis anos. Desde então, tem sido parceira da Prefeitura em diversas iniciativas. Como voluntários, os membros ajudam a cuidar do acervo, a expandir as ações de incentivo à prática de leitura, além de intensificar as dinâmicas instrutivas no local. Um dos benefícios importantes obtidos com a sua participação foi a informatização do acervo.

CONSULTA DIGITAL

A Biblioteca Pública de Ipatinga possui um serviço digital, por meio do qual é possível realizar uma busca dos exemplares existentes. Nesta mesma consulta também fica disponível a informação dos títulos emprestados e daqueles que estão reservados. Os leitores cadastrados na biblioteca podem usar os serviços de renovação e reservas de livros.
O serviço de consulta digital está disponível no site da Prefeitura Municipal de Ipatinga, na aba serviços para o cidadão, link Biblioteca. Ou direto no link http://ipatingabiblio.phlnet.com.br/.

ACERVO
A Biblioteca Pública Municipal ‘Zumbi dos Palmares’ já soma 51 anos de história. Ela foi fundada através da Lei n°12, de 9 de maio de 1966. Seu acervo é composto por obras literárias, enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos, obras que englobam diversas áreas do conhecimento como Exatas, Ciências Humanas, Artes, Ciências Sociais, entre outras.
Também estão disponibilizados para a população exemplares de escritores regionais, literatura em braile, uma seção especial com livros infantis (Gibiteca), obras estrangeiras e alguns periódicos. É importante salientar que, em sua maioria, os exemplares existentes na biblioteca são doações realizadas pela população.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Biblioteca Municipal recebe em média 1,800 mil visitantes por mês, muitos munícipes e também pessoas de cidades vizinhas. Com um acervo de aproximadamente 47 mil exemplares, de gêneros e autores diversos, a Biblioteca Zumbi dos Palmares funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

BOX
Como se tornar sócio da biblioteca

Para ser sócio da Biblioteca o leitor deve preencher alguns requisitos como ser residente em Ipatinga, Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Além deste comprovante de residência, ele deve apresentar RG ou certidão de nascimento e uma foto 3×4. Quem desejar obter o empréstimo domiciliar precisa fazer a carteirinha de sócio, e o horário encerra-se às 17h30.
O prazo de empréstimo dos livros é de 14 dias, podendo ser renovado mais uma vez (mediante apresentação), com exceção dos indicados para provas, vestibulares, concursos ou razões de interesse coletivo.
Se houver perda, dano ou extravio do livro é obrigatório que ocorra a reposição do mesmo título e autor. Caso a edição esteja esgotada, a reposição será feita com um título indicado pela Biblioteca. O extravio do livro não isenta o leitor do pagamento de multas, que se estende até o dia de sua devolução.