INSTITUTO CULTURAL USIMINAS APRESENTA PROGRAMA EU DOU VALOR

A edição 2019 do Programa Eu Dou Valor, do Instituto Cultural Usiminas, para captação de Imposto de Renda Pessoas Físicas para ações culturais, foi apresentada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (8), no Centro Cultural Usiminas. Contadores, advogados e representantes de entidades compareceram ao encontro, que mostrou como funciona o mecanismo que permite a destinação de até 6% do imposto devido à projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.

Este é o segundo ano consecutivo que o Programa “Eu Dou Valor” está aberto para recebimento de doações para o projeto de manutenção das atividades do Instituto Cultural Usiminas. No primeiro ano do Programa, dezenas de pessoas participaram e suas contribuições ajudaram a fortalecer iniciativas do Instituto que transformam vidas. Com contribuições de pessoas físicas e jurídicas foi possível realizados 400eventos beneficiando um público de aproximadamente 130 mil pessoas.

O Programa Eu Dou Valor funciona da seguinte forma: quem declara Imposto de Renda no modelo completo pode fazer uma simulação no site www.eudouvalor.com.br com base no imposto do ano anterior e, assim, direcionar até 6% desse valor para o projeto do Instituto Cultural Usiminas, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contribuir para a continuidade das suas ações.

A doação se reverte em vários benefícios para a comunidade: apresentações de espetáculos gratuitos para famílias e escolas; cursos e oficinas para capacitação de professores e arte-educadores; profissionalização de grupos artísticos; movimentação da economia e geração de emprego e renda para artistas, profissionais liberais, comércio e serviços em geral; estímulo ao turismo cultural e de eventos e uma programação permanente e de qualidade para o Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga (MG).

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância de a comunidade aderir ao Programa, como oportunidade de manter parte do seu imposto na sua região. “Agradecemos os doadores de 2018 que puderam ver a aplicação das doações revertidas em ações de benefício para a comunidade. Esperamos que mais pessoas integrem o Programa para ampliarmos o trabalho em prol de mais desenvolvimento social”, afirma Penélope.

A presidente do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade do Vale do Aço, Ismara Carla Barbosa, afirma que é muito importante que os contadores ajudem a multiplicar a informação sobre esse mecanismo para as pessoas ao fazerem suas declarações de Imposto de Renda. “A adesão ao Programa é fácil, segura e uma importante forma de escolher deixar uma parte do seu imposto na sua cidade. É importante que os contadores abracem essa causa”, salienta.

Benefícios

Neste ano, as pessoas que participarem do Programa Eu Dou Valor poderão contar com outros benefícios, como, gratuidade e descontos para ingressos de espetáculos (consulte regras) no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga; desconto nas mensalidades de cursos permanentes realizados pelo Instituto Cultural Usiminas; visita guiada exclusiva ao Centro Cultural Usiminas e acesso prioritário nos eventos realizados no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin.

Há 25 anos o Instituto leva às diversas localidades onde a Usiminas atua ações educativas por meio da arte, cultura e esporte; espetáculos de qualidade e acessíveis; projetos culturais que viabilizam a circulação de ações pelo país; e projetos esportivos que oferecem formação em diversas modalidades, oportunidade e desenvolvimento social. Por meio do Programa Eu dou Valor, a comunidade se torna parceira na realização de ações culturais que estimulam o desenvolvimento social da sua região.

O Programa Eu Dou Valor é uma oportunidade de participar ativamente da cultura da sua cidade, ajudando o Instituto Cultural Usiminas a gerar renda e fomentar a economia local. Para participar, os interessados devem acessar www.eudouvalor.com.br. No site é possível conhecer mais sobre o Programa, tirar dúvidas, fazer uma simulação e realizar a doação.