INSTITUTO CENIBRA E ABA REALIZAM ENCONTRÃO DOS IDOSOS

O Instituto CENIBRA e a Associação Beneficente Ágape (ABA), por meio do “Projeto Conselho Eficaz Idoso”, realizam nesta quarta (6) e quinta-feira (7) o Encontro com Oficinas Temáticas e Recreação com os Idosos e Operadores dos Direitos. O Encontrão reunirá cerca de 300 participantes, entre idosos, gestores públicos e sociais, conselheiros dos direitos e trabalhadores que atuam na rede sócio assistencial de garantia de direitos da pessoa idosa dos dez municípios atendidos pelo Projeto Conselho Eficaz Idoso.

Durante o Encontro, as cidades receberão o Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa e serão certificadas com o Selo Eficaz. A certificação tem como base o Perfil CPF (Conselhos, Planos e Fundos), que é o resultado dos questionários aplicados junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa. Esse instrumento é uma ferramenta de monitoramento e avaliação dos impactos e avanços da execução do “Projeto Conselho Eficaz Idoso” em cada cidade.

Neste ano, o evento acontecerá em dois dias: dia 6/11, em Coronel Fabriciano, no Hotel Metropolitano, com atividade voltadas para as discussões sobre os direitos da pessoa idosa, com o tema “Envelhecimento saudável e participação social da pessoa idosa”; dia 7/11, em Iapu, no Country Club, onde ocorrerão apresentação cultural, aulão de zumba e atividades recreativas.

Projeto Conselho Eficaz

Executado pela ABA, o “Projeto Conselho Eficaz Idoso” é uma iniciativa do Instituto CENIBRA em parceria com a Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso de Coronel Fabriciano. Com recursos da renúncia fiscal do Imposto de Renda da CENIBRA, a iniciativa desenvolve uma metodologia única e específica de acompanhamento e orientação para organizações governamentais e não governamentais em dez municípios da área de atuação da Empresa, assegurando capacitação e formação dos conselheiros, agentes públicos e sociais. As ações visam ao engajamento e ao comprometimento na aplicação das diretrizes da Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e outras resoluções e ao funcionamento, de maneira eficaz, dos Conselhos, com participação popular, controle social e boas práticas.