INSTITUTO CENIBRA: CONSELHOS EM AÇÃO

A partir de hoje (22/8) até o dia 25/8, o Projeto Conselho Excelente irá promover uma série de atividades. A iniciativa busca implantar um processo de comunicação, socialização de informações e estratégias para fortalecer o papel dos Conselhos no controle das políticas públicas, promovendo a mobilização, acompanhamento, monitoramento da rede local, formando e qualificando os conselheiros e operadores sociais do sistema de garantia dos direitos da pessoa idosa para assim promover o controle social, potencializando a rede de defesa dos direitos e a intervenção com capacidade na elaboração do Orçamento Público e a execução das políticas públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos da pessoa idosa.

Pela manhã (22/8) foi realizado o Seminário “Institucionalização da Pessoa Idosa”, no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura – Belo Oriente), No horário de 14 às 16 horas, nas quatro escolas de Cachoeira Escura, foi promovida uma Campanha de Conscientização “Violência contra a Pessoa Idosa”.

Amanhã, 23/8, de 13 às 17 horas, na Câmara Municipal de Guanhães, o projeto promoverá o Seminário “Institucionalização da Pessoa Idosa”.

No dia 24/8, de 8 às 11 horas, o mesmo seminário será realizado em Coronel Fabriciano, na Instituição Sol e Vida. Simultaneamente será promovida em escolas municipais a Campanha de Conscientização “Violência contra a Pessoa Idosa”, bem como uma visita ao Lar dos Idosos de Coronel Fabriciano.

No dia 25/8, de 13 às 14 horas, será ministrada a Oficina de Boas Praticas com o Conselho do Municipal do Idoso de Santana do Paraíso.
O Projeto Conselho Excelente é uma parceria entre Associação Beneficente Ágape (ABA) e Instituto CENIBRA e prevê em seu plano de trabalho: Realizar visita e cadastro dos municípios envolvidos; Realizar reuniões municipais e regionalizadas; Fomentar a criação dos Conselhos Municipais da pessoa idosa e Fundo Municipal da pessoa idosa através de Leis e Resoluções e consequentemente a execução da Política de Atendimento ao Idoso. Promover o levantamento da situação, planejamento institucional, forma de funcionamento, planos de trabalho, identificação de multiplicadores e conteúdo para formação, visando instrumentalizar o Conselho Municipal do Idoso; Realizar encontros de articulação e mobilização nas cidades de execução do projeto; Contribuir para o bom funcionamento dos Conselhos Municipais do Idoso, Fundo Municipal, Políticas Públicas, Rede de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Direitos Fundamentais, Participação/Gestão Democrática/Controle Social, Constituição e Qualificação das Entidades – Aspectos Jurídicos, projetos e financiamentos; Possibilitar o reordenamento da rede de atendimento e defesa, estimulando a participarem de Fóruns, Seminários, debates, buscando assim, oportunizar o resgate histórico da mobilização popular, aspecto inerente à sociedade civil organizada.
No dia 26/8, às 14 horas, em Coronel Fabriciano, em parceria com a ABA, haverá uma Passeata em comemoração aos 26 anos do Estatuto da Criança e Do Adolescente.