HOSPITAL METROPOLITANO UNIMED MANTÉM CERTIFICAÇÃO ONA

A excelência do Hospital Metropolitano Unimed (HMU) foi reafirmada após a unidade garantir a manutenção da Acreditação Nível II (Pleno), concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para a ONA, essa classificação é obtida por instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e total comunicação entre as atividades. Sendo assim, conquista mostra que a Singular tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados na área da saúde, a segurança e os melhores cuidados e tratamentos aos seus beneficiários. A Acreditação é mais uma conquista da qualificação da instituição, e vem para reforçar todo o trabalho desenvolvido desde a fundação do hospital, em 2015.

A manutenção da Acreditação passou pela avaliação da acreditadora DNV GL. Por meio de auditorias em vários setores do HMU com entrevistas aos gestores e colaboradores, onde foram verificados os itens conforme os requisitos do Manual ONA.

Em decorrência da pandemia e dos protocolos de segurança, assim como outras avaliações realizadas neste ano, a auditoria externa de manutenção da ONA ocorreu de forma remota. “A auditoria externa de manutenção deste ano foi diferente das demais, pois devido ao COVID-19, tivemos que nos aliar à tecnologia para conseguirmos passar por mais essa etapa. A Unimed Vale do Aço, tendo como foco principal a prestação de serviços de saúde com qualidade e segurança para os nossos clientes, integrou os requisitos da norma como parte do processo, obtendo sucesso em mais uma auditoria”, esclareceu Laís Caldeira, coordenadora do Setor de Qualidade da Unimed Vale do Aço.

Por meio da auditoria, alguns pontos do HMU ganharam destaque. “Durante a avaliação foram verificados vários requisitos, e os destaques foram relacionados às tratativas frente ao COVID-19 pelo Comitê de Crise, a criação do Painel e ferramenta de BI para acompanhamento do COVID-19, monitoramento de todos os casos positivos pelo SCIH, serviço de teleatendimento (Unimed Fone) para ampliar a segurança dos beneficiários que não precisam sair de casa para as realizar consultas, notificações e coletas de exames, evidenciando a qualidade do atendimento na Unimed Vale do Aço. Isso mostra que somos um hospital preparado para oferecer os melhores serviços aos nossos pacientes” acrescentou a coordenadora do setor de Qualidade da Unimed Vale do Aço.