HOSPITAL METROPOLITANO COMPLETA CINCO ANOS DE OPERAÇÃO

O tratamento individualizado, focado no bem-estar do paciente e na garantia de sua saúde. Esses são alguns dos pilares que sustentam a Unimed Vale do Aço e que contribuíram para o Hospital Metropolitano completar mais um ano de operação com qualidade e excelência. Nesta segunda-feira, 22 de novembro a unidade hospitalar celebra cinco anos de operação, tendo como reflexo o reconhecimento de seus beneficiários e acreditações que reforçam sua missão: salvar vidas.

Em meio à maior pandemia de todos os tempos, o Hospital Metropolitano Unimed se destacou entre as unidades de saúde da região, com um alto índice de pacientes tratados e recuperados da Covid-19. “Nos preparamos para atender cada beneficiário que chegou ao nosso hospital. Reestruturamos nosso Pronto Atendimento, Internação e UTI, nos munimos de equipamentos de alta tecnologia, treinamos nossa equipe e trabalhamos com dedicação para que cada paciente que desse entrada e fosse diagnosticado com o novo coronavírus tivesse o melhor tratamento possível. O reflexo disso foi o alto índice de recuperados, a excelência do atendimento remoto, por meio do monitoramento de beneficiários positivados, coleta domiciliar e todos os protocolos que estabelecemos, que auxiliaram em nosso êxito”, explicou o médico cooperado e diretor de Provimentos em Saúde, Dr. Érico Fantini.

Acreditações

O HMU vem se transformando a cada ciclo, com melhorias constantes em sua estrutura e que refletem nas acreditações conquistadas. Neste ano, a unidade garantiu a manutenção do selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível II (Pleno). Para a acreditadora, a classificação é obtida por instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e total comunicação entre as atividades.

No ano de sua inauguração, a unidade recebeu a nota 8A pela Unimed Federação Minas, o MG-Hosp. A categorização, que é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, visa estimular a melhoria operacional, promover a adequação de processos e estabelecer padrões de referência a partir da medição objetiva de parâmetros do desempenho da rede.

Já em 2019, o HMU foi reavaliado e recebeu a nota 9A. Com a pontuação obtida, o Hospital Metropolitano Unimed, que já era uma referência na assistência médica no Vale do Aço, passou a integrar uma seleta lista com os melhores hospitais do estado.

“Essas conquistas mostram que a Singular tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados na área da saúde, a segurança e os melhores cuidados e tratamentos aos seus beneficiários. As acreditações são mais uma conquista da qualificação da instituição, e vem para reforçar todo o trabalho desenvolvido desde a fundação do hospital, em 2015”, afirmou o diretor de Provimentos em Saúde.

Sustentabilidade e olhar social

Além de equipamentos de ponta e uma equipe formada por médicos, enfermeiros e profissionais extremamente capacitados, o HMU conta com uma estrutura moderna, que contribui para a qualidade e otimização dos atendimentos.

“Planejamos um hospital totalmente horizontal e não precisamos de rampas, escadas ou elevadores para os pacientes se deslocarem durante o atendimento ou internação. Também focamos na sustentabilidade com aproveitamento da iluminação natural em todas as unidades, incluindo UTI, corredores e Centro Cirúrgico, que reduzem a utilização da energia elétrica, além do aquecedor solar, e o reaproveitamento do calor gerado no sistema de climatização”, esclareceu o Dr. Érico Fantini.

Além dos atendimentos ligados diretamente a área da saúde, o HMU também abre espaço para a realização de ações voltadas para a sociedade em que esta inserido. “Tanto por sermos uma cooperativa quanto pelo valor que damos a região que fazemos parte, realizamos uma série de ações voltadas para o bem social. Em nosso hospital são feitos cursos de capacitação para cuidadores de idosos e gestantes, treinamentos de primeiros socorros a instituições de acolhimento infanto-juvenil. Também temos parcerias com entidades socioassistenciais de Coronel Fabriciano, projetos com crianças, adolescentes e idosos. Além disso, desenvolvemos uma série de campanhas de arrecadação que em parceria com nossos colaboradores ajudam instituições da região”, explicou o Diretor de Recursos Próprios.