HOSPITAL MATERNIDADE VITAL BRAZIL FAZ CADASTRAMENTO DE DOULAS

É cada vez mais comum o processo de um parto humanizado contar com a participação de uma “Doula”, palavra de origem grega que designa “a mulher que serve”. A Doula é uma profissional que ajuda a gestante a se preparar física e emocionalmente na hora de dar à luz, auxiliando e encorajando a futura mãe desde os sinais iniciais do parto até os primeiros dias do bebê. O Hospital Maternidade Vital Brazil (HMVB), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, está com inscrições abertas para o cadastramento de Doulas até o próximo dia 6 de novembro.

A Doula que quiser acompanhar as parturientes no HMVB deverá seguir alguns requisitos. Entre eles: ter o certificado do curso de Doula, verificar o período de abertura de cadastro, preencher e assinar o Termo de Consentimento sobre Direitos e Deveres da Doula e Responsabilidades da Instituição e a ficha cadastral de terceiros.

Para mais informações sobre o processo de cadastro de Doulas do HMVB, as interessadas devem entrar em contato com a Supervisão da Maternidade pelo telefone: (31) 3829-9590.

Lei do Acompanhante

É direito da gestante ter o acompanhamento de sua Doula. A Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

 

A Lei determina que este acompanhante será uma pessoa de escolha da gestante. Além do acompanhante a paciente passa a ter o direito a participação de uma Doula durante seu trabalho de parto após a publicação da Lei Municipal nº 4.067 de 23 de Junho de 2020.