HOSPITAL MÁRCIO CUNHA: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta à matéria veiculada no dia de ontem (26/06) pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), esclarece que não deixou de atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), muito pelo contrário, mais de 70% dos atendimentos da Instituição são voltados ao SUS.

Referência para uma população de 1 milhão e 600 mil habitantes de 88 municípios da região Leste e Nordeste de MG, o Márcio Cunha é um hospital geral, credenciado para atendimentos de alta e média complexidade para o SUS. Diariamente o HMC recebe pacientes transferidos de acordo com a disponibilidade de vaga, sendo que 86% das transferências são provenientes da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Municipal de Ipatinga. A taxa de ocupação SUS do Hospital Márcio Cunha em 2019 está em média de 96% e a taxa de ocupação de hoje (27) é de 96,4%, sendo que 69,2% refere-se a pacientes internados da microrregião de Ipatinga, 18,6% a de Fabriciano, 7,5% a de Caratinga e 4,7% as demais regiões que o Hospital Márcio Cunha é referência.  De janeiro a junho deste ano o número de pacientes do SUS internados no HMC chegou a 1.800 média/mês, sendo que 80% dos casos atendidos eram de urgência e emergência.

O HMC tem garantido o atendimento nas transferências com acesso imediato aos pacientes nos casos de emergências e alta complexidade que tem somente o Márcio Cunha como referência. Na tentativa de aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes do SUS no mês passado o HMC disponibilizou 10 novos leitos cirúrgicos.