HMC SUSPENDE CONSULTAS E EXAMES ELETIVOS

Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) tem adotado uma série de ações na unidade com o objetivo de prevenir e minimizar a propagação da COVID-19. Com o crescimento no número de casos suspeitos e confirmados na região e a demanda aumentada pela utilização dos serviços hospitalares, nos próximos dias, o HMC suspenderá suas atividades eletivas. Tal iniciativa se faz necessária para organização dos serviços de saúde, garantia de manutenção de insumos, como Equipamentos de Proteção Individual e mobilização de profissionais para linha de cuidado do Coronavírus.

Sendo assim, como medida de precaução, a partir do dia 28/05 (quinta-feira) todas as cirurgias eletivas agendadas nas unidades I e II do HMC estão canceladas por tempo indeterminado. Serão realizadas apenas as cirurgias de Urgência e Emergência nas unidades de bloco cirúrgico do HMC, sendo que os casos serão avaliados de forma criteriosa. Já os atendimentos às consultas ambulatoriais serão paralisados a partir do dia 01/06 (segunda-feira) no hospital e nas unidades descentralizadas, também sem previsão de serem retomados. Serão mantidas apenas consultas de pré-natal realizadas no HMC I, consultas no ambulatório de ortopedia realizadas no HMC II e consultas oncológicas na Unidade de Oncologia e no HMC II.

Será ampliada a oferta das coletas domiciliares e a partir da próxima quinta-feira (28), a Central de Resultados, localizada no Bom Retiro, terá horário de funcionamento diferenciado, das 7h às 13h. A unidade de Oncologia do HMC mantém os serviços de quimioterapia e radioterapia. O Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém atendimentos das urgências e os atendimentos ambulatoriais estão reduzidos.

A Fundação São Francisco Xavier ressalta que está preparada, com equipes orientadas e altamente capacitadas que seguem com responsabilidade todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. A Instituição reforça a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível.

Continua suspensa, por tempo indeterminado, a presença de acompanhantes em todas as unidades da FSFX. A restrição não se aplica aos casos previstos em lei. Nesse momento, é essencial o cumprimento de todas as orientações para evitar aglomerações, e garantir segurança aos pacientes e colaboradores. O Hospital Márcio Cunha está preparado para enfrentamento da pandemia e está em constante atualização de seus protocolos para garantir assistência qualificada e segura aos seus usuários.