GRÁVIDAS APRENDEM COM QUEM SABE

Futuras mamães participam de curso de apoio a gravidez

NESSA terça-feira aconteceu no Hotel Metropolitano em Coronel Fabriciano mais uma edição do Curso de Apoio à Gravidez, a segunda de 2015. Ao todo, 24 futuras mamães, junto dos maridos, participaram do ciclo de palestas oferecido pela Unimed Vale do Aço, tirando várias dúvidas comuns do período gestacional e esclarecendo sobre as alterações nesta fase, além de aprender sobre o desenvolvimento do bebê. Organizado pela equipe de Promoção à Saúde da cooperativa e ministrado por uma equipe multidisciplinar, o curso faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço, sendo gratuito e aberto a toda população.

Nesta edição os palestrantes foram a enfermeira Érika Neiva, que falou sobre os cuidados com o recém-nascido. O anestesista Dr Jaider Batista, que explicou sobre a anestesia em obstetrícia, o pediatra Dr Milton Afonso, explanou sobre a presença do pediatra na sala de parto e os testes feitos no bebê, a fonoaudióloga Danielly Yamagata, que palestrou sobre a importância do diagnóstico precoce de problemas na audição e fala, e por fim a nutricionista Luciana Mansur, que comentou sobre nutrição para gestantes.

Érika começou o evento com dicas sobre o banho do bebê, mostrando posições e os cuidados com o umbigo. Logo sem seguida foi a vez do anestesista Jaider Batista falar sobre os cuidados com alergia a medicamentos, jejum e alterações fisiológicas na gravidez. Ele ainda explicou sobre as diferenças entre as anestesias e agulhas. “No parto normal usamos a peridural, a raquianestesia ou a venosa, já na cesariana usamos a geral, a raquianestesia e a peridural. A mais usada por nossa equipe da Unimed é a raquianestesia”, explicou.

Depois foi a vez do Dr Milton, que explicou sobre a importância da presença de um pediatra na sala de parto. “Nunca sabemos o que poderá acontecer, mas é muito importante termos um médico pediatra durante o parto para fazer os primeiros cuidados   assim que o bebê nascer”, frisou. Com muitas perguntas dos papais e das mamães ele comentou sobre diversos temas: avaliação ao nascer, exames, vacinas, amamentação e refluxos. Um dos momentos de maior comentário entre os participantes foi quando ele disse do tempo para visitar um recém-nascido. “É bom vocês avisarem para os parentes e amigos que o ideal é visitar a criança após 15 dias. Sempre falo para as minhas pacientes que é preciso ter muito cuidado antes das vacinas”.

A quarta palestra foi da fonoaudióloga Danielly Yamagata, que falou sobre o programa de triagem auditiva neonatal, do teste da orelhinha. Ela também focou sobre o uso da chupeta. “Se for usar chupeta, que seja a ortodôntica que faz a curvinha da boquinha do bebê, e que ela seja trocada de tamanho de acordo com o crescimento da criança. É importante tomar cuidado com a mamadeira que está sendo usada, ela também pode alterar a fala da criança”, frisou.

Por fim, a nutricionista Luciana Mansur falou sobre o quanto é importante beber muito líquido na gravidez, além de mastigar bem os alimentos. “O ideal é a gestante fazer de 5 a 6 refeições ao dia, em pequeno volume. Evitar café, chocolate, refrigerantes, gordura saturada, não reutilizar óleo de fritura e não comer alimentos crus”, finalizou.

 

Participantes aprovam curso

O casal Nathale Laredo e Matheus Moura, que está esperando o primeiro filho, uma menina, gostou muito da iniciativa da Unimed Vale do Aço. Para eles a participação foi um grande aprendizado. “Gostamos muito do curso, como pais de primeira viagem a gente fica cheio de dúvidas. Pena que o tempo foi curto, principalmente porque todo mundo tem muitas perguntas. Os profissionais são pessoas capacitadas, aprendemos muito, foi bem esclarecedor”, comentou Nathale.

Cristiane Menezes Cruz, que foi acompanhada da mãe, já que o marido não pode ir foi outra que aprovou o Curso de Apoio a Gestantes. “O curso foi ótimo mesmo. Não só para mães de primeira viagem, minha mãe mesmo tirou muitas dúvidas sobre técnicas que eram realizadas anteriormente, evoluíram e não são utilizadas mais, como os cuidados com o umbigo, por exemplo”, revelou Cristiane, que é colaboradora da Unimed Vale do Aço.