GELADEIRA SOLIDÁRIA

Depois de saber que na Holanda e na Arábia Saudita já existia a iniciativa, o empresário Fernando Barcelos criou o Projeto Geladeira Solidária e a instalou na calçada de seu comércio, na Rua Sete, localizada no centro de Goiânia. O local onde a geladeira foi instalada é conhecido pela quantidade demoradores de rua e de usuários de drogas que perambulam por lá. A intenção do empresário é despertar nas pessoas a consciência do quanto se é desperdiçado de comida por dia.

Desde que a geladeira solidária foi instalada o movimento tem sido grande. Muitos já foram beneficiados por esse simples gesto e contam que o período da noite é certamente o mais difícil para quem não tem um lar. É também o período em que passam mais fome na maioria das vezes. Fernando não cuida da geladeira sozinho.Outras pessoas se voluntariaram para cuidar do projeto, como é o caso de Raiany de Sousa, de 24 anos. A auxiliar administrativa conta que quando sai à noite, a geladeira está repleta de alimentos, mas quando chega pela manhã, está vazia.

Não há restrição de horários quanto ao uso da geladeira solidária. Ela está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, mas é recolhida no final de semana. Raiany ainda contou que todos respeitam o projeto e que nunca encontrou nada inesperado dentro dela. Não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro para pegar os alimentos da geladeira e, também, não há limitações quanto à quantidade: “vai da consciência de cada um”, afirma Fernando.