Xainã

FUNDAÇÃO APERAM MANTÉM ATIVIDADES ON-LINE

A Fundação Aperam Acesita mantém a todo vapor suas atividades de forma on-line. A agenda cultural com espetáculos virtuais permanece sendo exibidos nas redes sociais Aperam no Brasil, como forma de valorizar agentes culturais do Vale do Aço, e também, ser uma opção de lazer no período de isolamento social. Além disso, as atividades do Coral Infantojuvenil Aperam seguem por meio de vídeo-chamada com os 50 alunos que integram o grupo.

Na noite da última quarta-feira (12), os coralistas participaram de uma aula com Thays Simões, que é doutora em Educação Musical pela UFMG, mestre em canto pela Universidade de Aveiro em Portugal, licenciada em música pela UFOP.  Thays também é preparadora vocal do Coral Canarinhos de Itabirito, do Studio de Ópera Canarinhos e criadora do método de canto consciente Cantar Pra Caramba. “No workshop de técnica vocal e sensibilização corporal, os cantores tiveram a oportunidade de aprimorar de forma prática a técnica vocal a partir de experiências sensoriais e da ativação da consciência corporal para o ato do canto”, relata Thays.

A iniciativa faz parte de um intercâmbio onde a maestrina do Coral Infantojuvenil Aperam, Josiane Drumond, irá realizar ainda neste mês uma oficina com o Coral Canarinhos de Itabirito. “Esse intercâmbio cultural é fantástico e muito rico tanto para os cantores, quanto para nós maestrinas e preparadoras vocais. Essa troca de levar um pouco do trabalho e receber o dela também abre os horizontes para novas abordagens didáticas relativas ao canto coral, a musicalização e a performance em si! Estou super animada e ansiosa para essa troca”, pontua.

Fim de semana tem espetáculo!

No próximo domingo (15/05), às 16h, no canal do Youtube da Aperam no Brasil e Hibridus, estreia Xainã, que significa Beija-Flor no vocabulário indígena. O vídeo é um documentário que relata histórias e vivências da avó do ator Wallace Maciel, idealizador do curta.  “Tendo em mente que o tema que eu desenvolveria para o curta era Meio Ambiente logo me lembrei da história da minha família, onde minha avó é descendente de indígenas. Por meio dos relatos dela, pretendi apresentar como é a vida de alguém que vive na cidade, carregando sua ancestralidade, como ela mantém seu contato com suas raízes, com a terra, em meio a tanta urbanização”, conta o ator.

O vídeo integra a programação do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – ENARTCi, uma realização do Hibridus Dança, conta com o  patrocínio da Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Desde 2003, o Enartci promove intercâmbios de artistas, apresentação de espetáculos, oficinas, palestras, debates, discussões de políticas públicas, co-produções e lançamentos de cadernos voltados à produção e à difusão de conhecimentos em dança. Com a pandemia, o formato do evento precisou ser adaptado para o universo online, como foi o caso do Enartcinho, vertente do evento voltado para o público infantil, realizado em parceria do Hidridus com a Aperam no ano passado.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3