Fundação-Aperam-Acesita_Créditos-Elvira-Nascimento-944x630

FUNDAÇÃO APERAM ACESITA INICIA PROJETO ATLETAS CIDADÃOS

A Fundação Aperam Acesita, com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, por meio do Fundo da Infância e Adolescência de Timóteo via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2019 do Itaú Social, dá início ao Projeto Atletas Cidadãos. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o ensino, envolvendo alunos e professores num método de ensino personalizado. Por meio de uma plataforma educacional, serão ampliadas as práticas pedagógicas, através do desenvolvimento de competências e habilidades, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes de Referência da Prova Brasil/SAEB, utilizando animações, aulas multimídia interativas, simulações e games, como forma de garantir uma aula dinâmica e atrativa.

“Essa iniciativa é mais uma forma da Fundação Aperam Acesita assegurar sua contribuição efetiva com a melhoria do processo contínuo de educação nas áreas de influência da Aperam. O Atletas Cidadãos se fundamenta no Art. 4o do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), que garante como um dos direitos fundamentais o acesso à educação, juntamente a outros, não menos importantes como à vida, à saúde e a alimentação”, sublinha o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

O Atletas Cidadãos irá atender 600 alunos, na faixa etária de 11 a 14 anos, de duas escolas municipais de Timóteo (E.M. Limoeiro e Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo – IMETT), do sexto ao nono ano. O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo.

A proposta ainda contribui para transformar a maneira como se desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem, articulando e inovando metodologias entre professores e alunos, promovendo a aprendizagem colaborativa no ambiente digital.

A diretora da Escola Municipal do Limoeiro, Sandra Teresinha Pimenta, que se dedica há 25 anos à profissão de educadora, destaca que “este projeto possibilitará aos nossos educandos a prática de um ensino diferenciado e atraente com acesso à tecnologia até então muito limitada na comunidade”.

A proposta é que seja disponibilizado uma Sala de Informática Móvel para cada instituição de ensino a ser contemplada pelo projeto, a qual será composta por tablets que serão disponibilizados aos alunos dentro de sala de aula. Nesses equipamentos será instalado uma plataforma educacional, para que o professor, juntamente com um profissional do projeto, possa desenvolver questões de Língua Portuguesa e Matemática, de forma a contribuir com a inovação para transformação e evolução da aprendizagem dos alunos.

Ana Paula Correa de Araújo, graduada em História, é diretora e professora da rede pública no município de Timóteo e Coronel Fabriciano. Há 18 anos Ana atua como educadora, passando por diversos segmentos da Educação Básica. “A conjuntura atual nos trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, como a de aliar a tecnologia à educação. Através do projeto Atletas Cidadãos acreditamos que os nossos alunos, mediados pelos professores, terão a oportunidade de ter acesso a metodologias interativas e atrativas, que proporcionarão um aprendizado significativo”, pontua Ana, que é diretora do IMETT.

Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada na formação de profissionais da educação e no fortalecimento de organizações da sociedade civil.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3