live

FSFX E USIMINAS ALERTAM SOBRE CENÁRIO E VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Com o Brasil ainda enfrentando uma crise sanitária por causa da pandemia, a vacinação ganha destaque como principal alternativa para conter a Covid-19. No entanto, o debate sobre a imunização ainda desperta dúvidas em muitas pessoas. Hoje (21), pela manhã, o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar de Souza Lima, o Diretor corporativo de Gestão de Pessoas e Inovação da Usiminas, Cesar Bueno, juntamente com a médica infectologista da Fundação São Francisco Xavier, Dra. Mariana Vasconcelos se reuniram em uma Live para esclarecer dúvidas, reforçar a importância e desvendar mitos relacionados à vacina contra a Covid-19.

Durante o evento on-line, foi reforçado que embora desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas foram submetidas a inúmeros e rigorosos testes de segurança até chegar às populações. Somente após todo o rigor científico foram aprovadas para uso.   “A vacina é o nosso bem maior neste momento. Como não existe nenhum medicamento disponível com comprovação científica para o tratamento da Covid-19, a única maneira de conter a doença é a vacina e as medidas de prevenção”, comenta Dra. Mariana.

Segundo a médica, “com o aumento dos grupos protegidos, o número de infectados pela doença cai progressivamente reduzindo a circulação viral entre as pessoas, por isso a vacina é a maneira mais eficaz e segura de conter essa pandemia”, disse.

De acordo com o Diretor de Hospitais da FSFX, Dr. Mauro Oscar de Souza Lima, muitas pessoas ainda têm se comportado como se estivesse acabado a pandemia. Ele alerta que esse momento de crise que estamos vivendo deixa um legado. Temos que pensar no legado que a pandemia deixa em duas áreas: a da saúde e da educação. A saúde passou por uma evolução, no sentido de trazer tecnologias que já estavam prontas, mas ainda não tinham sido implantadas. Na área da educação, o ensino a distância agora faz parte da nossa vida. São eventos e reuniões virtuais que encurtaram caminhos. O trabalho se adaptou. Tudo será um aprendizado. Temos que entender que as relações já mudaram e vão mudar ainda mais. É a transformação digital em todas as relações”, comenta.

Uso de máscara após a vacinação

Muito tem-se perguntado se os vacinados contra a covid-19 precisam manter o uso de máscara. A resposta, de acordo com a Dra. Mariana é: sim!  “A continuação das medidas de proteção é importante, por alguns motivos como os dados de eficácia global de algumas vacinas, o fato doença ser nova e poder evoluir com mutações que não respondam às atuais vacinas e, principalmente, por ser necessária a vacinação de uma grande parcela da população para todos serem considerados protegidos, e como se trata de pandemia até essa meta ser alcançada pode demorar algum tempo. Então, ainda após a vacinação as medidas de proteção individual e coletiva devem permanecer”, conclui.

O Diretor corporativo de Gestão de Pessoas e Inovação da Usiminas, Cesar Bueno finalizou a live com uma mensagem de otimismo. “Para nós, o que importa é a vida. O nosso maior desafio, da Fundação São Francisco Xavier e da Usiminas é cuidar de gente! E tivemos muitas pessoas que foram tratadas pela FSFX.O comportamento de cada um de nós é que vai decidir o resultado em nossa sociedade. Acreditamos que isso vai passar, mas as medidas de prevenção devem ser obedecidas. Só assim chegaremos ao final com saúde, reflexão e aprendizado”, destacou.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3