FORMAÇÃO GRATUITA EM ARTES VISUAIS

Com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais, o projeto Artes Visuais no Vale do Aço promove o mapeamento da produção em artes visuais no Vale do Aço, por meio de atividade gratuitas, com apoio do Instituto Usiminas. A iniciativa oferece palestras e leituras de portfólios com os artistas plásticos Mônica Rubinho, Sidney Philocreon e o curador Eduardo de Jesus, em agosto e setembro. A participação nas palestras será gratuita, mediante agendamento, e as leituras de portfólios terão seleção prévia de artistas da Região, por meio de inscrição.

Os interessados em Leituras de Portfólio podem se inscrever artesvisuaisnovale@gmail.com, enviando um portfólio com imagens de obras (fotografia, escultura, pintura, desenho, audiovisual, performance, entre outros),  e um pequeno texto sobre sua produção artística. Os horários dos encontros serão agendados com cada artista selecionado. Para as palestras o público pode fazer agendamento gratuito pelo (31) 3824-3731.

A primeira ação será a no dia 23 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Usiminas, com a palestra gratuita “Linha Imaginária, Não Era Uma Invenção, Mas Uma Emergência”, ministrada por Mônica e Sidney. Os artistas vão abordar a trajetória do Projeto Linha Imaginária, coordenado por eles, que promove um intercâmbio cultural há uma década entre artistas do Brasil e de outros países. Parte deste percurso está no site do projeto (linhaimaginariabr.wixsite.com/arte), dedicado a registrar as mais de 50 mostras realizadas. Os artistas também farão leituras de portfólio dias 24 e 25 de agosto, com artistas da região (24 vagas). Sidney Philocreon é Bacharel em artes plásticas, possui produção autoral desde 1990 e atua na área desde 1994. Mônica é formada em Bacharelado em Artes Plásticas e em seu currículo tem diversas exposições coletivas, nacionais e internacionais.

No dia 27 de setembro, Eduardo de Jesus vai falar sobre “Contextos Contemporâneos da Produção Artística Brasileira”, às 19h, no Centro Cultural Usiminas. O encontro vai promover uma reflexão sobre qual o papel da produção artística brasileira contemporânea no atual contexto. A palestra vai mostrar como alguns vetores e ecos vindos da história mais recente da arte brasileira ajudam a repensar o modo de ativar a arte em seu lugar de liberdade e fluidez. Nos dias 28 e 29 de setembro, Eduardo de Jesus vai fazer a Leitura de Portfólio com artistas locais (12 vagas – inscrições até 23 de Setembro). Eduardo de Jesus é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG (Universidade Federa de Minas Gerais). É doutor em artes pela USP (Universidade de São Paulo) e curador com atuação nas áreas de audiovisual, arte contemporânea e tecnologia.

Serviço

Projeto Artes Visuais no Vale do Aço

Agosto

Dias: 23/8 (palestra) | 24 e 25/8 (leitura de portfólio) – com Mônica Rubinho e Sidney Philocreon

Setembro

Dias: 27/9(palestra) | 28 e 29/9 (leitura de portfólio) – com Eduardo de Jesus

Classificação livre

Entrada gratuita, mediante agendamento pelo (31) 3824-3731. Inscrições para Leituras de Portfólio pelo e-mail artesvisuaisnovale@gmail.com

Sidney Philocreon e Mônica Rubinho – 24 vagas – inscrições até 20 de agosto

Eduardo de Jesus – 12 vagas – inscrições