FIEMG JOVEM DEBATE VALE DO AÇO NO MUNDO 3.0

No intuito de transformar tecnologia em negócios e inspirar as lideranças empresariais do FIEMG Jovem Vale do Aço a transformar empreendedorismo tecnológico em sucesso de mercado, o Especialista em Sistemas de Startup e em Modelos de Negócios Inovadores e Disruptivos, Fábio Veras, realizou nessa terça-feira, 28/03, em Ipatinga, a palestra o “Vale do Aço no mundo 3.0”.

Segundo Veras, é preciso uma mudança estrutural da sociedade, começando pela criação dos filhos. “As crianças são estimuladas a estudar para passar no vestibular e depois procurar emprego nas empresas já existentes, sendo que deviam ser incentivadas a descobrirem seus potencias estimulando o comportamento empreendedor”, explica.

Para o gestor do FIEMG Lab Novos Negócios, programa criado pela Federação das Indústrias, que visa identificar com alta precisão novos negócios e acelerar projetos de impacto tecnológico e de mercado em Minas Gerais, este é o momento de ingressar na cultura das startups. “Queremos atuar como catalisadores, ajudando a conectar essas empresas com o mercado e incluindo as startups na pauta de reivindicações políticas da entidade”, e completa, “a cultura das startups nos possibilita errar muito, criar rápido a um baixo custo”.

Fábio alerta ainda que a indústria será o setor mais afetado pelas novas tecnologias. “O atual modelo industrial precisa abraçar a cultura das startups para continuar competitiva. Essa nova geração tem que aprender a lidar com o novo, isso tem a ver com construção de visão de futuro, capacidade de buscar valor e fazer acontecer. É muito bom ver esse Vale do Aço animado a fazer um movimento diferente, se associar com as startups, com a tecnologia, pra gente ter uma região no nível e na grandeza que o Vale do Aço tem de potencial”.

Augusto Torquetti, diretor de Assuntos Estratégicos do Grupo Emalto, definiu o tema como um choque de realidade. “O assunto nos estimula a refletir sobre inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, nos inspirando na criação de empresas capazes de solucionar problemas e consequentemente, beneficiar nosso país e toda a sociedade”.

O líder de promoção do FIEMG Jovem e diretor financeiro da Viga Caldeiraria, Victor Gaggiato, acredita que a palestra contribuiu para uma reconstrução do mundo que vivemos. “O futuro está ao alcance de todos, desde que nos propúnhamos a quebrar paradigmas, conceitos e teorias. Daqui pra frente, viver vai se tornar uma experiência muito diferente a cada segundo, teremos que aprender a conviver com os avanços tecnológicos e extrair o que for melhor”, destaca.

FIEMG Jovem

Interessados em fazer parte do FIEMG Jovem devem atender aos seguintes requisitos: Ser associado a um dos sindicatos patronais (Sindimiva- Sinpava, Sindivest – Sinduscon e Sime), Ser sucessor ou estar na linha sucessória da empresa, Ter idade entre 20 e 40 anos e se interessar pela causa. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 31 99128-8816 ou email fiemgjovem@gmail.com