9f7b4ea3073776014ea97ed4706d500802c062cd41b2f23f8fdb71d78aee3c5b

FIEMG: É POSSÍVEL GESTÃO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

Gestão sustentável: é possível ter empresas lucrativas e preservar o meio ambiente 

 

Com atuação em todo o estado, FIEMG apoia o setor industrial a manter um equilíbrio entre o cuidado com o meio ambiente e a competitividade dos negócios 

É um imperativo para o planeta: precisamos todos ser mais sustentáveis. E essa atitude engloba pequenas ações do dia a dia, como jogar o lixo no lugar correto, fazer a gestão da água em nossas casas e procurar evitar o desperdício. Já em âmbito mais amplo, envolve hábitos de consumo e, também, da cadeia produtiva que pode remodelar produtos que consumimos rotineiramente, como um sabonete ou mesmo, os nossos alimentos. E em 5 de junho, quando é celebrado o Dia do Meio Ambiente, o tema é colocado sob o holofote e a Federação da Indústria de Minas Gerais (FIEMG) se coloca como parceira nesta caminhada para um negócio lucrativo e sustentável ambientalmente.

A Federação mineira atualmente possui representação em 85 órgãos colegiados ambientais e de recursos hídricos, atuando para a regularização ambiental das indústrias mineiras, bem como para a desburocratização das normas ambientais destes colegiados. Também atua em proposições legislativas, visando a desburocratização e a otimização das legislações ambientais do Estado e da União.

“Prestamos assessorias e orientações às indústrias mineiras sobre o cumprimento das normas ambientais e de recursos hídricos, fornecemos cartilhas, guias, palestras e informações estratégicas sobre temas ambientais e de recursos hídricos relevantes”, conta Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG.

Segundo o gestor, a instituição também realiza auditorias periódicas por meio da aplicação do Diagnóstico Ambiental e do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). “Essas ações permitem identificar as limitações e dificuldades das empresas, bem como a customização de projetos individuais ou setoriais para melhorar o desempenho ambiental, otimizar seus processos e desmistificar a ideia de que preservar o meio ambiente pode ser um custo, quando na verdade é um investimento”, afirma.

Essas ações e iniciativas junto ao setor produtivo, muitas delas de cunho informativo, vem sanar um dos principais problemas da indústria quando se trata da preservação do meio ambiente, que é o grande número de legislações ambientais e o excesso de burocracia. Ao todo, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), são cerca de 30.000 normas ambientais. “O arcabouço legal é extenso e complexo, além de ser muito dinâmico, em termos de mudanças, dificultando o acompanhamento”, explica Soares.

Semana de Meio Ambiente da FIEMG  – A FIEMG realiza, de 14 a 18/06, a Semana de Meio Ambiente da FIEMG. O evento, que é gratuito, terá especialistas do setor que debaterão temas como Economia Circular como fator de sustentabilidadePapel das Empresas na Promoção da Sustentabilidade Corporativa (ESG)O dia da água na indústria “Alocação de água negociada”Monitoramento da Qualidade do Ar no Estado de Minas Gerais e PL 3.729/2004 – Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei de Liberdade Econômica.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste LINK. O evento, 100% on-line, será realizado via plataforma Teams e o link de acesso será enviado após a inscrição.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3