FIEMG DEBATE PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

O planejamento sucessório é um tema delicado e precisa ser discutido no âmbito da família. Visando orientar empresários, a FIEMG Regional Vale do Aço promoveu nessa quarta-feira, 19/02, o curso Planejamento Sucessório – O futuro da empresa familiar.

No conteúdo programático abordado pelos advogados Lucas Drumond e Diana Nacur foi apresentado o Conceito e Distinções do Planejamento; Planejamento Patrimonial Empresarial; Principais operações; Planejamento Sucessório – Principais modos de sucessão e Principais Institutos Envolvidos no Planejamento Sucessório.

Segundo Lucas Drumond o planejamento sucessório em empresa familiar é uma alternativa para transmitir a herança de forma harmoniosa entre os herdeiros e menos onerosa do que o processo de inventário.

“O planejamento sucessório é um planejamento dinâmico, pois deve considerar, além das particularidades da família e dos negócios, a implementação de governança, regras de remuneração do trabalho versus distribuição de dividendos, regras para os herdeiros participarem dos negócios, regras para contratação de gestores não membros da família, dentre outras”, explicou.

E alertou os participantes. “É importante procurar especialistas na área para fazer de forma tranquila e não imediata quando ocorre o evento do falecimento, visando otimizar o planejamento e formalizar a transferência dos bens pensando na proteção do patrimônio”, defendeu.