Bianca Torres e os filhos de 9 e 4 anos assistindo o Festival da Criança

FESTIVAL DA CRIANÇA ONLINTE ALCANÇA 3.500 PESSOAS

As 19 atrações veiculadas no canal do Youtube continuam disponíveis para o público até o fim do ano

A edição virtual do tradicional Festival da Criança obteve sucesso de público neste ano. Realizado entre os dias 19 e 30 de maio, o Festival da Criança On-Line alcançou 3.500 pessoas com as atrações veiculadas no canal youtube.com/festivaldacriancaipatinga. A programação encerrada no último domingo (30), ofertou 19 espetáculos e contações de histórias gratuitamente, todos com legendagem e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cinco deles com recurso de audiodescrição.

O Festival da Criança On-line é uma realização de Marilda Lyra Produções Culturais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, via Edital 16/2020 da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). Iniciado em 2000, o Festival da Criança foi criado com a principal proposta de realizar um processo permanente de formação de público para o teatro e assim vem trabalhando desde sua primeira edição. Com isso, o projeto se firmou no calendário cultural da região por apresentar uma programação diversificada, gratuita e com mais acessibilidade.

Alexandra Matos, que integra a coordenação no Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam), em Ipatinga, acompanha o Festival há muitas edições e destaca seu avanço no quesito acessibilidade. “Achei muito interessante a proposta de inserção de libras e legendas. Com a inclusão da audiodescrição ficou melhor ainda. É uma iniciativa rara na região e muito rica para trabalharmos com alunos cegos e surdos”, frisa.

Ao longo dos anos recebeu cerca de 90.000 crianças e adolescentes, vindos de escolas, creches e entidades da região Metropolitana do Vale do Aço. Neste ano, frente ao cenário de pandemia de Covid-19, o Festival manteve sua proposta de maneira virtual e, assim, alcançou novos públicos, democratizando o acesso à cultura ainda mais.

A jornalista Bianca torres acompanhou várias atrações com seus filhos de 9 e 4 anos de idade. “Hoje internet tem muita coisa, mas receber uma programação já selecionada direcionada para as idades adequadas é ótimo”, comenta. Seu filho, Caio Torres, que costumava ir ao teatro pode conferir atrações já vistas no novo formato. “Gostei muito de assistir alguns que vi no teatro, para relembrar. E é diferente ver assim”, diz.

Para a realizadora, Marilda Lyra, o balanço dessa primeira edição virtual é positivo em vários pontos. “Tivemos muitos retornos positivos de famílias e estudantes acompanhando a programação. A possibilidade de romper fronteiras no meio digital é fantástica, ainda mais podendo oferecer recursos importantes de acessibilidade. Agradecemos ao público que acompanhou e convidamos todos para continuarem compartilhando as atrações que permanecem no ar”, salienta Marilda Lyra.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3