FERIADO: EM IPATINGA, SUPERMERCADOS E SETOR ABREM. EM TIMÓTEO E FABRI, NÃO

Consumidores de Ipatinga poderão realizar compras em supermercados e lojas do segmento nesta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre os sindicatos que representam os empregados e os patrões, a abertura do setor está autorizada das 8h às 18h.

“Será uma ótima oportunidade para quem gosta de pesquisar preços, escolher os melhores produtos e analisar com calma o que está disponível nas prateleiras. É feriado e as pessoas estarão com menos pressa que habitualmente”, diz José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
Além de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrútis também têm autorização para funcionar nesta quinta. “A abertura do segmento está permitida no feriado, mas não é obrigatória”, ressalta Facundes, para informar: “O empresário que optar por usar a mão de obra dos funcionários, deve lembrar que a jornada máxima de trabalho permitida por empregado é de oito horas.”
Para pode abrir integralmente das 8h às 18h, o comerciante poderá dividir seus funcionários em turmas.

Shopping
Com exceção de drogarias, padarias, restaurantes, postos de gasolina e outros serviços básicos à população, o restante do comércio estará fechado em Ipatinga. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, nenhuma loja – serviços básicos também funcionam – abrirá em razão de o sindicato que representa os empregados nas duas cidades negar dar início às negociações com o Sindcomércio. Já no Shopping Vale do Aço a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h e o cinema abre normalmente, enquanto as lojas do mall estarão fechadas.