FERIADO COM SUPERMERCADOS ABERTOS

Açougues, supermercados, casas de carne, mercearias, sacolões, hortifrútis e demais estabelecimentos do setor, em Ipatinga, poderão abrir as portas nesta quarta-feira (02), feriado de Finados. Os estabelecimentos têm a permissão para funcionar de 8h às 18h. No Shopping Vale do Aço, as lojas do mall estarão fechadas, enquanto a Praça de Alimentação funcionará de 11h às 22h e o cinema em horário normal. Já o hipermercado Consul, também no Shopping, abre de 9h às 18h.

Em Coronel Fabriciano e Timóteo todo o comércio de rua, com exceção de padarias, postos de gasolina e farmácias, estará fechado.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garantiu a abertura de supermercados no dia de Finados e em outros seis feriados de 2015 e 2016, não estará mais vigente a partir de quinta-feira (02). Nas próximas semanas, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço enviará uma proposta de abertura em feriados aos sindicatos que representam os empregados em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
“Iniciaremos uma nova negociação com a expectativa de o comércio abrir no maior número possível de feriados em 2017”, antecipa José Maria Facundes, presidente da entidade patronal. O dirigente sindical lembra que a lei 11.603, de dezembro de 2007, rege que só é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral quando autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.

Finados
Nesta quarta-feira (02), o funcionamento de supermercados e lojas do setor em Ipatinga é opcional aos empresários. “Os grandes supermercados, bem como os estabelecimentos menores, sobretudo os de bairros, estarão abertos neste Finados e deverão registrar um intenso movimento. Feriado sempre é uma oportunidade que as pessoas têm para fazer as compras com calma, pechinchar e pagar um preço justo por produtos de qualidade”, completa Facundes.