FEIRA DO TURISMO DO VALE DO AÇO: EU VOU!!!!!!!

O turismo no Vale do Aço cresce em várias vertentes e mostra a cada ano toda a sua força como referência no Estado e no país. Para mostrar a potência deste segmento e promover debates sobre maneiras de fortalecer ainda mais o turismo na região, vem aí a segunda edição da Feira de Turismo do Vale do Aço. De 8 a 11 de setembro uma extensa programação será oferecida para a comunidade no Centro Cultural Usiminas. Oficinas, palestras de profissionais renomados, exposição de atrativos turísticos regionais, atrações culturais, gastronomia e moda dão o tom da programação. Não é o máximo?

Realizada pelo Projeto Turismo no Vale, o objetivo da II Feira de Turismo do Vale do Aço é valorizar, divulgar e comercializar os produtos e serviços associados ao turismo, além de apresentar uma intensa programação cultural de oficinas, palestras e workshops que possibilitarão a capacitação e qualificação do trade turístico. O evento é organizado pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Instituto Cultural Usiminas, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Sindcomércio (Sindicato do Comércio do Vale do Aço).

A Feira de Turismo é uma iniciativa regional e várias cidades do Vale do Aço vão mostrar seu talento para várias vertentes turísticas, por meio da feira de expositores, apresentações culturais, oficinas, entre outras ações. Nesta segunda edição, o evento ganha ainda mais força com a participação de um número maior de expositores e uma programação mais diversificada. A coordenadora do projeto Turismo no Vale, Ana Cleide dos Santos, ressalta a importância da Feira para evidenciar todo o potencial do turismo regional. “O evento será um momento de grande relevância para a nossa região, que está a cada dia reconhecendo a necessidade de inovação e de diversificação de sua vocação econômica. A Feira será uma oportunidade de agregar conhecimentos e valores, estimulando ideias para novos empreendimentos e proporcionando aos empreendimentos existentes oportunidade de se reestruturarem e se reinventarem, seja para se adaptarem ao mercado, ou para criarem um diferencial mais atrativo”, declara.

Durante o evento, uma feira com 14 estandes para a exposição e comercialização de produtos e serviços de várias cidades da região estará aberta à visitação no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. O público também poderá conferir a exposição Inova, montada no foyer do Centro Cultural Usiminas, com apresentação de trabalhos de 15 profissionais da moda do Vale do Aço participantes das oficinas realizadas pelo projeto Inova Moda, realizado pelo Sebrae e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no mês de maio. A Feira de Turismo no Vale do Aço terá também palestras, oficinas de artesanato e cursos rápidos de culinária, cujas inscrições estão abertas.

Palestras

A abertura da Feira de Turismo do Vale do Aço, que acontecerá no dia 8 de setembro, às 8h30, contará com o Seminário “Turismo e Oportunidades de Negócios para o Vale do Aço”, com entrada gratuita. O Seminário apresentará a palestra “Brotas/SP – Aventura Segura que deu certo!”, com Luciana de Souza Pires de Jesus, Secretária Municipal de Turismo de Brotas/SP e Luiz Del Vign, sócio fundador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

No dia 9/9, às 19h, a Feira de Turismo receberá o estilista Ronaldo Fraga para falar de “Economia Criativa” e Luiz Antonio Barbacovi, vice-prefeito de Gramado/RS que fará uma palestra sobre “A importância do turismo para o desenvolvimento da Região das Hortênsias/RS”. A entrada para as palestras é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 31.3822.3031.

Culinária, artesanato e moda

A programação da Feira terá várias opções de oficinas de artesanato, moda e culinária. Cursos rápidos de culinária serão ministrados gratuitamente na carreta do Senac, no estacionamento do Shopping Vale do Aço. As inscrições estão abertas e devem ser feitas presencialmente das 8h às 21h, no Senac, localizado na rua Itajubá, 250, no Centro de Ipatinga.

Quem gosta de artesanato pode se inscrever nas oficinas de “Bordados”, “Bichinhos de Feltro” e “Bainha Aberta”, que serão ministradas no Centro Cultural Usiminas. O cadastro pode ser feito pelo telefone 31.3825-4073 ou nas lojas da Casa do Artesão (Avenida Macapá, 06, Veneza e no Shopping Vale do Aço). Na área da moda, será ministrada a oficina “Vestuário Criativo”, no Foyer do Centro Cultural Usiminas, todos os dias. Inscrições pelo telefone 31. 98927-0393.

Atrações culturais

A Feira de Turismo também terá atrações culturais para o público. Espetáculo de dança contemporânea “Saudade de Mim”, “O Diário Sexual de Uma Mulher Feia”, apresentação da Tribo Indígena Pataxó de Açucena e show com a banda Samba Pa Nóis. Mais informações no site www.institutoculturalusiminas.com ou pelo telefone: 31.3822.3031.

Serviço

Feira de Turismo do Vale do Aço

Data: 8 a 11 de setembro

Local: Centro Cultural Usiminas

Mais informações: www.institutoculturalusiminas.com ou 31.3822.3031

Patrocinadores: Aciapi/CDL, Sindhorb, Aperam, Circuito Mata Atlântica, Clube Parque das Cachoeiras, Convention & Visitors Bureau, Seguradora Multiproteção, Bruder, Energia Solar, Phrase, Subway, Bretas, Leila Costa, Instituto Cenibra, Art Publish, Xiang, Hotel Panorama Tower, Samba Pa Nóis.