FASHION REVOLUTION E O 1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO NEGÓCIO DA MODA

Evento integra programação do Fashion Revolution, movimento global que incentiva uma maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. A iniciativa acontecerá simultaneamente em 92 países.  Na região, é realizado em parceria Sindvest, Sistema Fiemg e Sebrae e apoio de parceiros do movimento.

Cada peça do vestuário faz um longo percurso antes de chegar às araras das lojas e ganhar um espaço no seu guarda-roupa. Do cultivo da matéria prima aos laboratórios de pesquisa, fábricas e máquinas de costuras, a cadeia produtiva envolve milhares de profissionais nas mais diversas áreas, movimenta a encomia, gera emprego e também muito impacto no meio ambiente.

As oportunidades, tendências e desafios do segmento estarão em pauta no 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Negócio da Moda: Direito da Moda – Empreendedorismo, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. O encontro acontecerá no dia 26 de abril, às 18h30, no auditório da FIEMG – Regional Vale do Aço (Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Horto – Ipatinga). As vagas são limitas e inscrições feitas pelo Sympla.

O encontro é integra a programação da Semana Internacional do Movimento Fashion Revolution no Vale do Aço e tem a parceria do Sindivest – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Delegacia do Vale do Aço), FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais (Regional Vale do Aço) e Sebrae. Também apoiam a iniciativa a OAB/MG – Comissão de direito do audiovisual, da moda e da arte, Federaminas Mulher por meio dos Conselhos da Mulher Empreendedora de Ipatinga, Coronel Fabriciano e de Timóteo.

“O encontro agrega valor para profissionais de diversas áreas que já atuam ou pretendem atuar na cadeia produtiva do setor, trazendo inquietações, tendências para gerar valor para negócios e entregas positivas para a sociedade. É também fruto de parcerias consolidadas que compõem um calendário internacional em prol da ética e transparência dos negócios da moda”, sintetiza a advogada e designer Patrícia Barbosa, representante do movimento na região.

PROGRAMAÇÃO:

18h30 – Café receptivo e credenciamento
19h – Início das Palestras

TEMA
– Fashion Revolution e Influência das mídias sociais na cadeia da moda.

Patrícia Barbosa, advogada, especialista em Direito da Moda e representante do Fashion Revolution no Vale do Aço.

TEMA 2
– As diferentes formas de inspiração; Direito, Moda, Empreendedorismo e Sustentabilidade; Cadeia produtiva da moda: questões sociais e empresariais e Mercado.

Bárbara Vanoni, advogada, especialista em Direito da Moda e Comunicação Digital, coordenadora da área de Direito da Moda em Minas Gerais.

TEMA 3:
 – Direito autorais e de imagem na publicidade da moda e Direitos de propriedade.

 Vanessa Bacelar, advogada e especialista em Propriedade Intelectual.

TEMA 4:
– Abordagem: Documentário River Blue; O Jeans e a poluição dos efluentes.
 
Gabryelle Linhares, Engenheira Química, coordenadora de pesquisas e projetos na área de desenvolvimento industrial de processos e gestão.

TEMA 5:
– Soluções para diminuição dos impactos ambientais na indústria da moda; Abordagem: River Blue.
Filipe Bersot, biólogo, especialista em saúde pública e meio ambiente e professor.

21h30 – Encerramento

SERVIÇO:
1º Encontro da Cadeia Produtiva da Moda
26 de abril, quinta-feira – 18h30 às 21h30
Auditório da FIEMG – Regional Vale do Aço: Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Horto – Ipatinga. Inscrições pelo sympla.com.
Contribuição para o Movimento: R$ 15 para associados Sindvest e R$ 20 para pública em geral.