FABRICIANO: XINGOZINHO DEIXA SECRETARIA E É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO

 

O secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano, vereador Leandro Xingó, Xingozinho, deixa o cargo que ocupa no executivo municipal e confirmou à imprensa sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Vale do Aço pelo PSC (Partido Social Cristão). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (06), no gabinete do prefeito Dr. Marcos Vinicius, com a presença do ex-prefeito e atual vereador Paulo Antunes, do presidente da Acicel/CDL, Ismá Canedo e vereador suplente e ex-prefeito, Paulo Antunes.

 

Indagado pela imprensa, Xingozinho explicou que decidiu concorrer às eleições gerais em outubro próximo após o chamamento de importantes lideranças empresariais, políticas, entidades sociais e da sociedade civil do Vale do Aço. “Não é um desafio pessoal. É um compromisso coletivo de promover a renovação política tão almejada pela população. O Vale do Aço é uma região de grande relevância para o Estado, no entanto vem perdendo representatividade política nos últimos anos. Têm momentos na vida que é preciso renovar as energias e disponibilizar ‘sangue novo’ para garantir investimentos para saúde, infraestrutura e segurança pública dos nossos municípios. E a hora é agora”, afirmou.

 

O prefeito Dr. Marcos Vinicius agradeceu Xingozinho pela “boa atuação” durante sua permanência na secretaria. “Apesar do pouco tempo, ele conduziu muito bem o trabalho, oxigenou a pasta e avançou no desenvolvimento econômico. Leandro Xingó é batalhador, esforçado, defende o coletivo e vai representar muito bem os municípios do Vale do Aço na Assembleia Legislativa e tem o meu apoio”, avaliou o prefeito de Coronel Fabriciano. Paulo Antunes demonstrou apoio. “Xingozinho sempre foi um vereador atuante, fez um bom trabalho como secretario e acredito vai trabalhar em prol da nossa na Assembleia Legislativa. Ismá Canedo, presidente da Acicel/CDL também acompanhou a coletiva. “Tenho uma ótima relação com Xingozinho, torço e desejo sucesso na sua jornada”, completa.

 

Apesar de ser um representante novo, Xingozinho se diz preparado para representar a nossa região. “Sou jovem. Mas aprendi muito nos dois mandatos como vereador e nos quatro meses como secretário municipal que experiência se adquire enfrentando os desafios”, acentuou Leandro Xingó. O nome de Xingozinho para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa vem respaldado por importantes lideranças regionais, sendo a principal delas o prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, além do empresário Ismá Canedo, do ex-prefeito Paulo Antunes, dentre outros.

 

Durante a coletiva, o pré-candidato a deputado estadual já demonstrou disposição de debater os grandes temas regionais e provocou os atuais representantes da região. “Prometo a população do Vale do Aço que não farei promessas eleitoreiras, como pavimentar a MG 760, reformar a ponte que liga Timóteo e Fabriciano. São mentiras que a população cansou de ouvir e não tolera mais a mesmice de 4, 6 , 8 anos”, criticou. “Comprometo-me que a região terá um representante leal, transparente e determinado para desenvolvê-la e recuperar o respeito perdidos nos últimos quatro anos pelo governador do estado”, completou.

 

GESTÃO POSITIVA

De janeiro a abril deste ano, a administração municipal, por meio da Secretaria, desenvolveu importantes ações de fomento à economia, turismo e cultura da cidade. Destaque para 1º Festival Gospel, sucesso de público e organização; diminuição do tempo de abertura de novas empresas e crescimento dos MEIs; convênio com o Sistema Fiemg, que já oferta 20 vagas no curso de solda. A compra institucional da agricultura familiar foi recorde e o município passou a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para orientar e licenciar fabricantes de produtos de origem animal.

 

Neste período, a secretaria também conseguiu avançar em projetos relevantes para a cidade. A revitalização da Feira Livre, atrás da Rodoviária Velha, já tem recursos de R$ 300 mil assegurados. Dentro de alguns dias, Coronel Fabriciano também vai ganhar o Centro de Empreendedorismo, Turismo e Cultura, onde funcionarão, de maneira integrada, setor administrativo da secretaria, biblioteca, museu, Circuito Mata Atlântica de Minas, café cultural, mini-auditório, galeria e a Sala Mineira do Empreendedor, novo programa que a Prefeitura traz em parceria com o Sebrae e a Jucemg.

 

LEGISLATIVO

Xingozinho assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, em janeiro deste ano, atendendo ao convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius. Antes, ele presidiu o Legislativo e teve uma atuação bastante elogiada: realizou concurso público da Câmara, reduziu cargos de confiança, gerou uma economia de R$ 400 mil devolvidos aos cofres do município e aplicados no custeio Hospital Dr. José Maria de Morais.

 

Com o desligamento do Executivo Municipal, ele volta à vereança. No entanto, o vereador antecipou em que às vésperas da eleição deixará a Câmara Municipal para se dedicar integralmente a campanha. “A Lei não me obriga. Mas sairei tranquilo por o nosso suplente é o ex-prefeito Paulo Antunes, homem de conduta ilibada, que representou tão bem os interesses da nossa população no Legislativo no período em que estive secretário”, conclui.