FABRICIANO: PREFEITURA INCENTIVA AGRICULTURA FAMILIAR

 

A agricultura familiar em Coronel Fabriciano tem colhido bons resultados. Para 2018, a Prefeitura já adquiriu mais de R$ 700 mil em hortaliças, legumes e frutas in natura destinados para merenda escolar da rede municipal de ensino e alimentação de pessoas assistidas por entidades assistenciais da cidade, via compra institucional. A ação é resultado da política de fortalecimento da agricultura familiar iniciada pela administração do prefeito Dr. Marcos Vinicius em 2017.

A Prefeitura firmou convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para oferecer o suporte técnico, garantiu insumos e ampliou o cadastro dos pequenos produtores com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf (DAP). Em 2016, apenas 60 famílias forneciam ao município, hoje são 131 aptas – um crescimento de 118% no total de famílias beneficiadas pelo programa.

Os produtos cultivados pelos pequenos produtores rurais hoje alimentam crianças, adolescentes e pessoas assistidas em 35 escolas, Centros Municipal de Educação Infantil (CEMEIs) e entidades assistenciais de Coronel Fabriciano. A entrega é feita sempre às terças-feiras, diretamente pelos produtores às instituições, garantindo produtos frescos e de excelente qualidade semanalmente. Toda a produção é feita sem o uso de agrotóxico e inspecionada.

Boa safra

Na última quarta-feira, 7, o secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó – Xingozinho – (na foto de capa)  reuniu com os agricultores da Serras dos Cocais. O objetivo foi ouvir as demandas e debater estratégias para fortalecer ainda mais a agricultura familiar. “A compra institucional promove uma alimentação mais saudável, pois oferta alimentos frescos diretamente ao consumidor, garantindo refeições de qualidade para quem precisa. Além disso, colabora com o desenvolvimento da economia no município. A meta do prefeito Dr. Marcos Vinicius é fortalecer ainda mais o apoio para diversificar a produção e ampliar o volume adquirido pelo município dos pequenos agricultores”, pontua o secretário.

 

Os agricultores estão otimistas e aprovam as medidas adotadas pela Prefeitura de Coronel Fabriciano. José Aparecido Silva, 53 anos, é agricultor há 20 anos e há dois, cultiva banana nanica. Em 2017, vendeu 31 toneladas ao município, em 2018 já ampliou para 33 toneladas. “Hoje a Prefeitura oferece todo o suporte técnico e incentivo para os pequenos produtores, além de comprar boa parte da produção. Somos seis famílias envolvidas na produção e a nossa expectativa é ampliar para dez no próximo ano. Sinto orgulho das frutas que cultivamos alimentarem centenas de crianças”, detalha o produtor.

 

Análise de solo

Este ano, a Prefeitura de Coronel Fabriciano beneficiou centenas de famílias de produtores com o fornecimento gratuito de calcário para correção do solo e aumenta a produtividade. Em 2018, o município está distribuindo cerca de 140 toneladas deste insumo aos produtores cadastrados. O material foi assegurado por meio de um projeto da Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, via Emater/Cenibra. Além disso, a Prefeitura disponibilizou mais 150 análises de solo gratuitas para novos produtores interessados em cadastrar junto ao município.