É HOJE: COMEÇA A 4ª FEIRA DE TURISMO

A quarta edição da Feira de Turismo do Vale do Aço vai começar nesta quarta-feira (26/9), com uma programação diversificada para vários públicos, no Centro Cultural Usiminas, até o dia domingo (29/9). O público já poderá visitar os estandes nesta quarta, a partir de 18h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.

Para lançar a Feira, no primeiro dia do evento o poeta Bráulio Bessa se apresenta, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Ele irá compartilhar com o público sua trajetória empreendedora por meio de poesia, música, causos da sabedoria popular e humor, ressaltando como transformou suas paixões e sonhos em profissão. Bráulio Bessa é poeta, escritor, ativista cultural e consultor com o quadro “Poesia com Rapadura”. Os ingressos para a apresentação de Bráulio já estão à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e site www.eventim.com.br. As demais atrações da programação são gratuitas.

Na quinta-feira, ocorre a abertura oficial da Feira com uma palestra gratuita da consultora de turismo Marta Poggi, que vai falar sobre “Turismo Digital: como embarcar nessa era?”, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A consultora fará a palestra em substituição ao Bruno de Luca, que não poderá comparecer ao evento, conforme anunciado anteriormente. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.turismovaledoaco.com.br.

Com o tema “O Vale Além do Aço”, o evento tem o objetivo de valorizar, divulgar e comercializar os produtos e serviços associados ao turismo, bem como apresentar uma programação cultural repleta de atrações com grupos regionais, oficinas e palestras, visando à capacitação e qualificação dos profissionais do setor. Por isso, sua programação oferece ao público feira com estandes de expositores selecionados e convidados, praça de alimentação, palestras, oficinas, cursos de culinária e atrações culturais.

Oficinas

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Feira de Turismo vai oferecer oficinas gratuitas de formação, com diversos temas ligados ao turismo. No dia 27, a primeira é a oficina “Cultura e Turismo, um bom negócio”, com Marcos Boffa, José Júnior e Penélope Portugal, de 14h às 16h. Na sequência, o repórter e apresentador programa de televisão Planeta Extremo, da Rede Globo, Clayton Conservani, ministra a oficina “Aventura, Esporte e Turismo, um bom negócio”, de 16h às 18h.

No dia 28, o pianista Márvio Ciribelli fala sobre “Música e Turismo, um bom negócio”, de 14h às 16h. Em seguida, consultores do Sebrae ministram a oficina “Artesanato e Turismo, um bom negócio”, de 16h às 18h. Os encontros terão a mediação de Fátima Tropia, consultora em turismo, cultura e desenvolvimento social. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.turismovaledoaco.com.br.

Culinária

Para quem gosta de culinária, a boa pedida são as cursos rápidos gratuitos oferecidos na carreta do Senac, estacionada na Feira. Os cursos começam amanhã e vão até sábado. Ainda há vagas para aulas de Hambúrguer Gourmet, Preparo de Pizzas, Estratégias de Elaboração de Cardápios, Preparo de Pratos Funcionais, Preparo de Pratos com Carne Moída, Sobremesas à Base de Café, Pratos LowCarb e Cozinha para Amigos. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Centro Cultural Usiminas, das 9h às 17h.

 

Expositores

No Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, os estandes com expositores regionais funcionarão de 18h às 22h, na quarta e nos demais dias de 10h às 22h. O espaço contará ainda com praça de alimentação e atrações culturais gratuitas, todos os dias. O público poderá conferir os seguintes expositores: Associação de Artesãos de Cachoeira Escura – GRACE; Associação dos Artesãos de Timóteo – Assoartt; Associação dos Artesãos de Ipatinga – Matizes; Associação de Artesanato de Coronel Fabriciano – Arte Minas Fabri; Artesania; Neila Cristina Biscoitos Caseiros; Produtos Pepita, PACE 3 – eventos esportivos, Cooperativa dos Agricultores, Produtores e Exportadores do Vale do Aço – Coopeleste; Associação de Turismo de Marliéria – Aturma e Ipatinga Rural-Roteiro Turístico. Na Praça de Alimentação estarão Nonna Santa, Gran Gelatto, Delícia de Angu e Grampian. Os expositores convidados são Circuito Mata Atlântica de Minas, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau, Ana Cleide Eventos Exclusivos e Vale. Nos estandes será possível conhecer um pouco mais dos segmentos turísticos do Vale do Aço, além de fechar negócios.

Tenda Cultural

Durante a Feira de Turismo, várias atrações culturais se apresentam gratuitamente na Tenda Cultural, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. O Ipatinga Live Jazz 20 anos levará atrações de música ao espaço todos os dias do evento. Além disso, outras apresentações de grupos de cultura e folclore estão previstos na programação.  A programação completa do evento está disponível no site www.turismovaledoaco.com.br, onde as inscrições também podem ser feitas.

A Feira de Turismo é uma realização do Projeto Turismo no Vale, Sebrae Minas e Circuito Mata Atlântica, com co-realização de Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Ipatinga, Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, SindComércio (Sindicato dos Comerciários do Vale do Aço) e Vale do Aço Convention & Visitors Bureau. Patrocínio de Fundação Aperam, Hotel Dom Henrique, Instituto Cenibra Mil Estruturas, Senac. A Feira conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Açucena, Vale e Inter TV dos Vales, Consul e do Shopping Vale do Aço, com produção da Fino Trato.

 

Serviços

26/9

Bráulio Bessa – Lançamento 4ª Feira de Turismo do Vale do Aço

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 19h

Ingressos: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier)

Mais informações: 31.3822.3031

26 a 29/9

4ª Feira de Turismo do Vale do Aço

Local: Centro Cultural Usiminas

Horários: 26/9 – 18h às 22h | 27 a 29/9 – 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações: 31.3822.3031 ou www.turismovaledoaco.com.br