E, COM A PALAVRA, O PRESIDENTE DA CENIBRA

Este foi o discurso de boas vindas proferido por Naohiro Doi aos prefeitos convidados:

Bom Dia a todos!
Neste momento de integração com os senhores, que são a liderança política da região de atuação da CENIBRA, estamos também reunidos para conversar sobre os desafios de administrar e para integrar nossas visões de desenvolvimento. A verdadeira interação acontece quando há um diálogo transparente entre as partes e o compromisso efetivo de fazer o melhor para o próximo. Para isso, desejo apresentar antes alguns aspectos que envolvem a administração de uma empresa do porte da Cenibra.
Fundada em 13 de setembro de 1973, a empresa começou a operar em 1977 e hoje é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Sua produção anual é de aproximadamente 1.200.000 toneladas. Deste total, mais de 90% é direcionado ao mercado externo, atendendo principalmente ao Japão, Estados Unidos, países da Europa, América Latina e Ásia.
A CENIBRA, não está localizada apenas em Belo Oriente, onde está a Fábrica. A atuação da Empresa se estende a 54 municípios de Minas Gerais. Além dos impostos que recolhe e dos empregos que gera, a empresa ainda desenvolve inúmeros programas que visam elevar os níveis de qualidade de vida das populações vizinhas. São 48 Projetos Socioambientais realizados pelo Instituto CENIBRA, que contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de renda, resgate cultural, lazer e cidadania.
Como reconhecimento de que trabalha dentro dos mais altos padrões internacionais de excelência a CENIBRA é certificada de acordo com as normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui as certificações do Forest Stewardship Council – FSC e do Programa Nacional de Certificação Florestal (CERFLOR). O FSC (internacional) e o CERFLOR (nacional) são organizações independentes, compostas por representantes dos setores ambiental, econômico e social, e que estabelecem os princípios e critérios rigorosos de manejo florestal sustentável.
A Empresa maneja uma área de 254 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura.
Atualmente, são gerados 7.700 empregos. Cálculos econômicos estimam a geração demais 45.500 empregos indiretos, voltados total ou parcialmente para as atividades econômicas e sociais da Empresa. Os efeitos multiplicadores dessa relação calculam que 183.000 pessoas formam o contingente familiar dos que contam com a renda desses empregos para sua subsistência. A CENIBRA tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. Essa base é dividida entre fornecedores de materiais e equipamentos, insumos e produtos químicos, gás e energia, prestadores de serviços e logística. Em 2016, foram gastos R$ 624 milhões (50% do total) com fornecedores locais (Minas Gerais). É uma prática constante da CENIBRA a valorização de empresas que estejam dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas. Palavra do Diretor-Presidente Naohiro Doi Reunião de apresentação aos Novos Prefeitos dos Municípios de atuação 22/3/2017

Além disso, a empresa investe continuamente na capacitação de seus empregados e na qualidade do ambiente de trabalho. Um dos resultados foi a obtenção recentemente do prêmio de Melhor Empresa para Você Trabalhar no Brasil, categoria do setor de Papel e Celulose do Guia Você S/A, considerado uma das maiores pesquisas de clima organizacional do país.
Administrar é determinar diretrizes e fazer escolhas entre necessidades, anseios, desafios e oportunidades. Seja em uma cidade ou uma empresa, a gestão deve ser eficiente a ponto de garantir o crescimento sustentável e a perenidade da vida. Pois, quando nos atentamos a cuidar da Segurança, Saúde, Educação, Resíduos, Processos Produtivos, Qualidade, Água, Solo e Vizinhos, estamos cuidando da vida.
Precisamos compreender que a instabilidade política somada à insegurança social, com invasões de áreas, roubo de madeira e incêndios florestais e a insegurança econômica reduzem a atratividade do país para investimentos, em especial do capital estrangeiro. É um desafio para nós explicar o atual cenário conflituoso do país para os acionistas e ainda assim viabilizar recursos para investir em melhorias em nossos empreendimentos. Trata-se de um trabalho árduo, entretanto, é tempo de acreditar na nossa capacidade interior de superação dos desafios. É tempo de renovar, de acreditar que a união faz a força, e a força nos faz andar, buscar novos caminhos e superar os possíveis obstáculos.
O progresso da nação está intimamente ligado ao processo sustentável de gestão pública. Processo onde os desafios para se alcançar o sucesso são encontrados em palavras como neutralidade, autonomia, arrecadação, demanda e mão de obra, responsabilidade fiscal, socioambiental, distribuição e geração de renda.
Compreendemos as dificuldades que a administração pública enfrenta atualmente com a limitação de recursos e o aumento de demandas sociais. No entanto, acredito que uma parceria efetiva entre empresa e municípios pode contribuir para a melhoria do país. Para isso, é preciso estar bem definido os papéis e as responsabilidades da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil organizada, para somarmos esforços em parcerias sustentáveis.
A Responsabilidade Social sempre foi uma preocupação da CENIBRA. Sempre cumprindo além do exigido pela legislação, a Empresa, por meio do Instituto CENIBRA, assume seu papel de Organização cidadã, promovendo a preservação da biodiversidade, disseminando conceitos de educação e investindo na valorização da vida. Ciente dos aspectos sociais decorrentes de suas atividades, a CENIBRA cumpre suas obrigações legais com a geração de impostos e pagamento de tributos, e desenvolve inúmeros programas com o objetivo de elevar os níveis de qualidade de vida das populações.
Para transformar os desafios em metas alcançadas é fundamental a parceria com a iniciativa privada. O Instituto CENIBRA valoriza e busca sempre aprimorar as relações dos diversos segmentos da sociedade. Além dos projetos que realizamos, apoiamos diversas iniciativas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Palavra do Diretor-Presidente Naohiro Doi Reunião de apresentação aos Novos Prefeitos dos Municípios de atuação 22/3/2017

Acredito que a Responsabilidade Social não se resume à prática filantrópica, ao cumprimento das leis, ou ao simples apoio à comunidade. Um dos pilares do desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social é uma atitude renovada constantemente, gerando valor para todos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Apenas para projetos culturais, via Lei Federal de Incentivo à Cultural, a Empresa destinou R$ 1.110.289,88; Para a inclusão social via projetos esportivos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foram destinados R$ 394.438,00. Já o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) contou com a destinação de R$ 266.305,82 por parte da CENIBRA e R$ 74.967,66 por parte dos empregados. O Fundo do Idoso recebeu R$ 266.305,82. A Empresa contribuiu para a Unidade de Cuidados Paliativos e Unidade de Oncologia da Fundação São Francisco Xavier (FSFX – Ipatinga). Foram destinados R$ 331.826,41 no ano passado, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).
As diretrizes de Relações Institucionais da Empresa objetivam também promover o relacionamento positivo com as comunidades, por meio de doações, intervenções de infraestrutura e contatos com lideranças, dentre outras demandas. A partir da análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) dos municípios em que atua, o Instituto CENIBRA realiza um plano considerando também a análise da vocação cultural e econômica dos municípios, indicadores relacionados às dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e habitação, cultura, esporte, turismo e lazer, renda e emprego e finanças municipais, buscando proporcionar a melhoria da qualidade de vida, por meio de uma gestão integrada, que garanta trabalho, geração de renda, valorização cultural e formação de consciência crítica. Das cerca de 400 solicitações de apoio, a Empresa atendeu a 300 com ações de desenvolvimento social, geração de trabalho e renda e manutenção de infraestrutura pública. Todos os pedidos são analisados conforme Norma de Patrocínio e Doações da CENIBRA.
A evolução de uma empresa como a CENIBRA é um processo dinâmico, que acontece quando há parcerias e união de esforços e habilidades. Espero contar sempre com o apoio das autoridades e lideranças regionais para que possamos consolidar o desenvolvimento regional, de forma sustentável do ponto de vista econômico, social, ambiental e político.
Muito obrigado

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