É AMANHÃ: 10º SALÃO DO LIVRO

Com o tema “amor”, décima edição do maior evento literário do Leste mineiro começa nesta terça, 6 de junho

O 10º Salão do Livro Vale do Aço chega nesta terça-feira (06/06) e vai até domingo (11/06) trazendo em sua programação espetáculos teatrais, oficinas e contações de histórias inspirados nas obras do escritor e artista plástico homenageado nesta edição, Marcelo Xavier. Intervenções, uma exposição, lançamentos de livros, programação para educadores e a tradicional feira de livros também integram a décima edição do evento, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio de patrocínio da Usiminas, o evento.

A abertura solene da décima edição do Salão do Livro será no primeiro dia do evento (06/06), às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Homenageando Marcelo Xavier, a solenidade traz a intervenção teatral “Todo Mundo Cabe no Mundo”, do grupo teatral Casa Laboratório, baseada no projeto homônimo do autor. Ainda na primeira noite do Salão do Livro 2017, Marcelo Xavier lançará sua mais nova obra “Um lugar cheio de ninguém” e relança o seu primeiro livro solo “O dia a dia de Dadá”.

“Um lugar cheio de ninguém” mostra as 22 horas do último dia do mês de julho de 1957, na cidade de Vitória. É a história de um menino que acorda numa cidade sem pessoas. A narrativa é originada de um sonho que Marcelo teve quando era criança. Uma réplica da casa onde o artista morou quando era criança também está no livro. “O dia a dia de Dadá” aborda 30 anos de história e de encantamento de uma bonequinha fantástica, que lê livros, que brinca e come bolo.

Educadores
Presente durante os seis dias do Salão do Livro Vale do Aço, Marcelo Xavier também mediará as mesas-redondas conduzidas sob as perspectivas “O amor pela profissão de escritor/ilustrador” e “O amor na literatura”. No dia 7 de junho (quarta-feira), os convidados serão os escritores Nelson Cruz e Humberto Oliveira. Já no dia 9 de junho (sexta-feira), a segunda mesa-redonda conta com a participação dos escritores Paulo Bernardo e Marcos Mota.

No dia 8 de junho (quinta-feira), será a vez da palestra musicada “Educar para a diversidade: os 5 pilares da educação inclusiva”, do empresário Leonardo Gontijo e o do escritor e músico Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down. A palestra abordará o conceito de “inclusão” a partir do amor, contando a trajetória dos dois irmãos na formação do Instituto e a importância da educação inclusiva para formação de alunos críticos.

Interessados em participar das mesas-redondas e da palestra podem retirar ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, de terça a sábado, das 12h às 20h30. Informações: (31)3822-3031.

Oficinas de massinha
Nos dias 8 e 9 de junho, o artista plástico Marcelo Xavier também ministra a oficina para professores “Construindo personagens de massinha”, na Secretaria de Governança Educacional, em Coronel Fabriciano. No dia 11 de junho (domingo), a mesma oficina será ministrada pelo escritor homenageado para as famílias, às 10h, no Café Literário. Oficinas inspiradas nas obras de Marcelo Xavier integram a programação, como “Tem de tudo nesta rua”, com Adelsin Murta; “Modelagem”, com Fernanda La Noce e Rosane Dias e na “Biblioteca Volante”, do SESC/MG.

A programação também conta com as oficinas “Aldravia – Nova Forma de Poesia”, de Maria Goretti Freitas de Oliveira; e “Abayomi”, com o Grupo Historiarte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (31)9.8324.4860 (CLARO) ou e-mail contato@salaodolivrovaledoaco.com.br.

Salão do Livro
Em mais de uma década de trajetória literária e cultural, o evento reuniu um público de mais de 300 mil visitantes, em média 30 mil pessoas passaram pelo Salão do Livro a cada ano. O evento tem como apoiadores locais a Secretaria de Governança Educacional (Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano), o Shopping Vale do Aço, a FIEMG, o SESC/MG e o Instituto Cultural Usiminas.

SERVIÇO
10º Salão do Livro Vale do Aço
6 a 11 de junho de 2017 (terça a domingo)
Centro Cultural Usiminas – Shopping Vale do Aço – Ipatinga (MG)
Retirada de ingressos para espetáculos na bilheteria, de terça a sábado, das 12h às 20h30. Informações: 3822-3031. Entrada franca.
Informações: (31) 9.8324.4860 (CLARO) – contato@salaodolivrovaledoaco.com.br
Programação completa: www.salaodolivrovaledoaco.com.br