DOE SANGUE

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, mais uma vez, o Hospital Márcio Cunha (HMC) estimula a doação e reforça a importância de salvar vidas. Graças a essa ação, é possível contribuir com o trabalho do corpo clínico do hospital para a realização de transplantes e cirurgias de grande porte, viabilizando também o atendimento a pacientes que precisam de transfusões, de tratamento oncológico e a assistência às gestantes de alto risco.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, foram coletadas 3,7 milhões de bolsas de sangue em todo o país, 200 mil a mais que em 2013, o que representa uma alta de 4,55%. Já as transfusões cresceram 6,8% no mesmo período (3,3 milhões em 2014 contra 3 milhões em 2013). Contudo, em termos gerais, somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue, bem abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas, que considera “ideal” uma taxa entre 3% a 5%.

Nesse sentido, o trabalho de conscientização da população é de suma importância para o crescimento desse belo gesto. De acordo com as regras do Ministério da Saúde, a doação deve ser voluntária e não pode haver nenhum tipo de remuneração ao doador.

Hemoterapia do HMC

Após uma bela reforma, a Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha está proporcionando maior conforto aos doadores e aos colaboradores que atuam nesse setor. As mudanças na sala de doação, que ganhou mais poltronas e novas TVs, e na sala de lanche, além das reformas no piso, no teto e na iluminação, tornaram o ambiente mais aconchegante. Tudo isso contribui para atrair e acolher um número maior de doadores de sangue, novos ou que já experimentaram este gesto de solidariedade.

“A capacidade dos pontos de coleta da Hemoterapia do HMC foi duplicada. Isso faz com que o doador doe mais rápido e volte com frequência”, conta Marcos Aurélio Mergh Murer, médico hematologista.

 Atualmente, o setor de Hemoterapia fica na Unidade I do Hospital Márcio Cunha e recebe em média 600 doadores por mês. Um time do qual você também pode fazer parte! Confira os horários de funcionamento da Hemoterapia: segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 15h às 18h30.