DICAS PARA COMBATER O ESTRESSE

Praticar esporte
Exercícios moderados são uma boa forma de combater o estresse e seus efeitos. As modalidades mais adequadas são o ciclismo e a corrida, que ajudam a reduzir os hormônios do estresse e fortalecem o sistema cardiovascular. Estudos mostram que até pessoas que se sentem esgotadas consideram esses esportes uma ajuda. Já esportes competitivos podem causar mais estresse.

Usar técnicas de relaxamento
Técnicas como relaxamento muscular progressivo, treinamento autógeno, ioga e meditação aliviam a tensão física e emocional. Elas deixam a pessoa mais resistente, mais relaxada e feliz. As técnicas de relaxamento também podem aliviar em situações de estresse agudo.

Procurar lugares tranquilos
O silêncio é um medicamento eficaz contra o estresse. Os nervos se acalmam, o cérebro e os sentidos podem se regenerar. Se houver um local silencioso em seu trabalho ou na sua casa, ele deve ser frequentado regularmente por 15 a 20 minutos. Até mesmo em cidades grandes há locais calmos, como bibliotecas e parques.

Calma na natureza
Pesquisadores holandeses descobriram que a cor verde relaxa e nos torna felizes. A saúde mental de pessoas que têm jardim ou vivem perto de um parque comprovadamente é melhor que a de outros moradores da cidade. Além disso, elas têm menos problemas cardiovasculares. Portanto, é preciso ir com maior frequência às áreas verdes e sentir o cheiro e ouvir os sons da natureza.

Planejar momentos de calma
Para manter uma regularidade nas medidas contra o estresse, como correr, fazer treinamento autógeno ou caminhadas no parque, é importante agendá-las. Caso contrário, enchemos nosso dia de compromissos e pioramos nossa sensação de estresse. Quem já se sente esgotado, deve reduzir seus compromissos em favor do descanso físico e mental.

Pausas no trabalho
O cérebro e o corpo precisam ter a oportunidade de se regenerar. Quem passa o dia inteiro sentado no escritório sofre de tensão muscular, e o nível de hormônios do estresse no sangue fica crítico. Passeios curtos e rápidos no ar fresco, acompanhados de exercícios de alongamento, podem fazer milagres. E a pessoa retorna ao trabalho bem mais relaxada.

Dormir o suficiente
A maioria das pessoas dorme muito pouco. O tempo adequado de sono é uma questão muito individual. É durante o sono que o corpo reduz o estresse que acumulamos. O local adequado para dormir é um quarto escuro, silencioso e, se, possível, bem ventilado.
Fonte: http://www.dw.com/