DSCN0891

DESENVOLVIMENTO E PROSPECÇÃO PARA A APL METALMECÂNICO

Com o objetivo de estreitar relacionamento, alinhar informações e planos que o governo do Estado possui para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs),  a  FIEMG Regional Vale do Aço, juntamente com o Sindimiva e o APL metalmecânico receberam nessa quinta-feira, 08/07, a visita do Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Abreu.

Na oportunidade ele conheceu o APL Metalmecânico Vale do Aço, as instalações do Centro de Excelência em Engenharia e do SENAI, ambos localizados em Ipatinga, além de duas empresas do setor.

Criado em 2016 e reconhecido pelo governo de Minas em 2018, o APL Metalmecânico Vale do Aço é uma associação privada, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento dos negócios na região.

“As indústrias do APL Vale do Aço modernizaram-se e qualificaram-se, expandindo seus negócios para outras regiões do país e do mundo. Hoje, além da geração de empregos, diretos e indiretos, as empresas do APL Vale do Aço contribuem para o desenvolvimento estratégico não só da região, como de todo Brasil, destacou Marlon Duarte, presidente do APL Metalmecânico Vale do Aço que agradeceu o apoio e parceria do SEBRAE, IEL, FIEMG, CEFET (campus Timóteo) e Agência da Região Metropolitana  do Vale do Aço (ARMVA).

“Apesar das limitações e desafios, avançamos muito nesses anos e podem ter certeza que as demandas surgirão para o governo. Contamos com o apoio de vocês”, ressaltou.

O Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Abreu, parabenizou a estrutura e governança do APL Vale do Aço e afirmou que o replicará em todo o Estado. “É no município que as coisas tem que acontecer para chegar ao Estado e vocês detém a força e o entendimento que o APL representa. O Arranjo Produtivo Local Vale do Aço é muito bem estruturado, está em nível pleno, porque além de exportar, consegue atrair indústrias e promover um ambiente de negócios por meio de uma grande associação da região; esse é o grande diferencial”, opinou.

Para Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG no Vale do Aço, essa visita é de suma importância e reafirma o compromisso do governo do Estado no desenvolvimento das cadeias produtivas.

“Nossa expectativa é que após essa visita o APL possa ter mais visibilidade e oportunidades. Somos um polo metalmecânico composto por mais de 200 empresas do setor que detém a expertise para desenvolver e colocar em prática projetos com ampla diversidade de cadeia de valor nas mais variadas áreas, como ferroviária, naval, automotiva, máquinas e equipamentos para mineração e petróleo e gás”, endossou.

Gaggiato reforçou ainda que em Ipatinga está localizado o segundo maior SENAI do país, contribuindo na formação de mão de obra qualificada e o Centro de Excelência em Engenharia responsável por desenvolver soluções tecnológicas.

Além do presidente da FIEMG Regional Vale do Aço e coordenador da Agenda de Convergência, Flaviano Gaggiato; participaram da visita, Marco Antônio Gaspar e Gláucia Fialho Fonseca, assessores da diretoria de projetos e desenvolvimento local do governo; Renato Ferreira, chefe do núcleo de assessoramento técnico especial da ARMVA; Victor Hugo Silva, analista de projetos do IEL, Alessandro Challub, analista do SEBRAE, Rafael Nascimento, supervisor de tecnologia industrial do SENAI; Luiz Sérgio Martins Júnior, analista de Relações Empresariais da FIEMG, e Almir Silva Neto que representou o diretor do CEFET – Unidade Timóteo, Erick Brizon  Chaib.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3