DESAFIOS DA MUDANÇA: FIEMG ENSINA O CAMINHO

Cerca de trezentos empresários e lideranças estiveram reunidos na FIEMG Regional Vale do Aço nesta quarta-feira, 23, para assistir à palestra “Os desafios da mudança”, com oAdministrador de empresas e MBA em Gestão Empresarial, Professor Menegatti.

De acordo com o especialista, o momento que estamos vivendo no país, momento de transformação e mudança, exige uma nova postura dos empresários. “A mudança é inevitável e cada vez mais nossa vida profissional está exigindo transformações, precisamos de mais informação, conhecimento e uso de tecnologia, não apenas como passa tempo, mas ligado ao nosso processo de gestão, já que estamos vivendo em uma época de muita turbulência”, disse.

Para complementar, Menegatti cita uma frase de Peter Drucker,  pai da administração. “Em tempo de turbulência o maior problema não é a turbulência em si, o problema é agir com a lógica do passado. Ou seja, se nós queremos resultados diferentes, é insanidade, como dizia Einstein, fazer a mesma coisa e querer resultados melhores. Precisamos mudar e fazer coisas diferentes”, afirmou.

Dentro desse contexto, Menegatti destaca três aspectos fundamentais. “O primeiro é a importância de entender as mudanças como algo inevitável, então o líder tem que se preparar, acompanhar a mudança na velocidade que ela aparece. Na velocidade que ela está, precisamos ser rápidos para que possamos obter melhores resultados” citou.

“Precisamos também ser cada dia mais criativos, inovadores, com novos jeitos de administrar, de liderar. Ser criativo é ter ideias, ser inovador é usar as ideias para agregar valor não só para alguma coisa, mas também para pessoas, sejam empresários, familiares, colaboradores”, acrescentou. “E o terceiro aspecto é que ninguém faz nada sozinho, sua empresa precisa de pessoas para funcionar. E é fundamental que o empresário trabalhe com uma equipe de forma sinérgica, onde exista confiança, competência e combinação de talentos. Só assim teremos uma empresa produtiva, pronta para enfrentar tantas mudanças como estamos tendo” finalizou.

A palestra “Os desafios da mudança” faz parte do Programa Gestão & Competitividade realizado pela FIEMG, através do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG e pelo Sebrae Minas.