DESAFIO ESTUDANTIL MOBILIZA ESCOLAS PELA DUPLICAÇÃO DA 381

Um desafio lançado no último domingo de agosto, durante a comemoração do Dia do Voluntariado, em Ipatinga, está movimentando vinte escolas e milhares de alunos da rede pública e privada de municípios pertencentes a FIEMG Regional Vale do Aço.

Segundo a consultora de projeto social da FIEMG, Patrícia Barbosa, o Desafio Estudantil visa estimular tanto escolas quanto alunos a lançar o maior número de cadastros no site do Movimento Nova 381 www.nova381.org.br

Em Ipatinga, o colégio São Francisco Xavier e seus 1.100 alunos estão na caça aos cadastros. De acordo com a supervisora pedagógica, Saidy Castro Borges Filó, a mobilização está sendo coordenada pelos alunos dos 9º anos e 1ª séries que integram o Projeto “Jovens Líderes do Bem”, através da divulgação nas salas e abordagem na portaria dos dois turnos. “Envolvemos, além dos alunos, os pais e familiares por entender que essa BR vem causando transtorno e impactando na economia da região. A duplicação é uma necessidade que elenca as prioridades para a região do Vale do Aço, estado e melhoria no tráfego”, destaca.

Para a secretária de educação da Prefeitura Municipal de Jaguaraçu, Geralda das Dores Farias Reis, o desafio mexe com toda a comunidade. “Entendemos a importância dessa duplicação, por isso aceitamos o desafio e estamos bastante empenhados na coleta de cadastros em pontos nas escolas da rede municipal, nas igrejas após as missas, etc”.

Criado pela Federação das Indústrias, o Movimento conta atualmente com cerca de 36.000 inscritos e o apoio de diversas entidades.

A expectativa, segundo o presidente da FIEMG e coordenador do Movimento Nova 381, Luciano Araújo, é aumentar em 20 mil o número de cadastros. “Nós contamos com as escolas, alunos e familiares para aderirem e disseminarem o Movimento, ajudando-nos a transformar a rodovia da morte em rodovia da vida e do desenvolvimento”, reforça Araújo.

A escola que atingir o maior número de inscritos será premiada com um kit multimídia, projetor e caixa de som; já o aluno será contemplado com um tablet. O desafio encerra no dia 1º de outubro; no dia 7, no auditório da FIEMG, será divulgado o resultado do desafio seguido da premiação com a presença de todas as escolas participantes.