COVID-19: USIMINAS LANÇA DESAFIO DE INOVAÇÃO

Desde o aparecimento dos primeiros casos da Covid-19 no Brasil, a Usiminas, por meio da Fundação São Xavier (FSFX), seu braço social em saúde e educação, vem trabalhando em medidas de prevenção ao vírus e de promoção continuada da saúde.

Diante dos desafios trazidos pela pandemia, a empresa está buscando ampliar o conjunto de ações, passando a procurar alternativas para os gargalos observados no atendimento às pessoas.  Com esse objetivo, a diretoria da companhia, por meio do InovaAÍ, o programa de inovação da Usiminas, estruturou um projeto para unir ideias e propostas de empresas, universidades, startups e outras instituições, o Desafio de Inovação Covid-19.

“A proposta é termos várias cabeças pensando com um foco comum e testarmos soluções em um curto espaço de tempo. Em paralelo, entramos com a expertise da Fundação, que gere, entre outros, quatros hospitais em três diferentes cidades, para aumentarmos a assertividade das propostas”, conta Ericka Menegaz, gerente de Inovação da Usiminas.

Segundo a gerente, o cenário de incertezas já é rotina dessas equipes.  “Utilizamos processos ágeis, testamos muitas ideias, temos um grande acesso a tecnologias de última geração que podem ser aplicadas em novas áreas e processos”, completa.

Confira os temas do desafio:

TELEMEDICINA

Soluções para realização de teleconsultas

MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO

Monitoramento e atendimento remoto de pacientes

Sinistralidade

Monitoramento da Carteira de Clientes

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Mudança de comportamento

Como alimentar melhor

Como utilizar os serviços de saúde

SAÚDE FÍSICA/ MENTAL/ BEM ESTAR

Soluções para apoio ao cuidado

INFRAESTRUTURA

Predição de vida útil dos equipamentos

Gestão de suprimentos

Desenvolver alternativas a respiradores

OUTROS TEMAS

Outras soluções ligadas à saúde

Os formulários para inscrição estão disponíveis no site http://www.usiminas.com/desafio-covid-19