CORRIGINDO A CATARATA

As informações são dos médicos do Núcleo Avançado de Oftalmologia, que fica no bairro Horto, em Ipatinga:

“O Cross-Linking já é utilizado há mais de 17 anos na Europa para o tratamento do Ceratocone. Age interrompendo a sua progressão utilizando riboflavina (vitamina B2) associada à luz ultravioleta para enrijecer o tecido corneano. O tratamento consiste em aumentar o número de ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente, criando uma estrutura mais rígida. Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos. O procedimento consiste em aplicar colírio de Riboflavina e raios ultravioleta do tipo A na córnea do paciente através de um procedimento ambulatorial com aproximadamente 40 minutos de duração. Utilizamos o Cross-link IROC/AVEDRO, que possui maiores estudos e aplicação rápida com menos complicações.

O Cross-linking pode ser utilizado associado a anéis de Ferrara, Laser, e tratar outras doenças corneanas como Ectasia e que necessitem a estabilização através de seu enrijecimento.

O crosslinking corresponde ao processo de fortalecimento de uma estrutura pela indução de ligações covalentes entre as moléculas de um mesmo material ou órgão.

No crosslinking da córnea, haverá um fortalecimento das fibras de colágeno (que representam as pontes de sustentação da córnea). Com o aumento da resistência corneana, diminui-se a elasticidade da córnea e com isso, reduz-se a chance de progressão do abaulamento corneano, responsável pelo alto astigmatismo e baixa da visão.

A córnea com fibras de colágeno menos unidas, será mais frágil (deformável) em comparação com a córnea com fibras de colágeno mais unidas (crosslinking).

Fortalecimento da Córnea após a cirurgia de Crosslinking, pela maior união das fibras de colágeno conforme ilustração abaixo:

cirurgia_catarata_laser_03

Para saber mais, ligue

Ipatinga: (31) 3824-6040
Fabriciano: (31) 3842-7288