CONTÉM CULTURA RECEBE MOSTRA DE CINEMA DO SALÃO DO LIVRO

Paralelamente às atividades desenvolvidas no Salão do Livro em Ipatinga, uma mostra de cinema foi promovida no Contém Cultura, de 12 a 14 de junho, como parte do evento literário realizado no Centro Cultural Usiminas.

As obras, que integram o acervo do Sesc, foram exibidas para 130 alunos e professores da rede pública que puderam prestigiar curtas nacionais e filmes de outros países que integram o Programa Nueva Mirada 9, mostra itinerante que é fruto de uma parceria do Sesc com a associação civil sem fins lucrativos,Nueva Mirada.

“Essa seleção de filmes tem tudo a ver com um dos principais propósitos do Contém Cultura, tornar acessível para o nosso público obras que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema. Os títulos selecionados para serem exibidos no Contém abordam a realidade da infância como ela é, sugerindo ao público um novo e mais crítico olhar sobre a vida”, comenta a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, acrescentando ainda que “a iniciativa reafirma o espaço cultural Contém Cultura como instrumento educacional de promoção do cinema e da literatura”.

Segundo a avaliação da professora do 3º ano, Silvana Souza Rezende, foi muito positiva a experiência para a comunidade educacional do Bugre  ter acesso a atividades do Salão do Livro, por meio doContém Cultura. “A gente nem sonhava com um evento dessa magnitude como esse aqui em nossa cidade”, enfatiza a educadora.

No encerramento da programação do Salão do Livro no Contém Cultura, a agente cultural da sala multicultural do Bugre, Magda Albano, sorteou mais de dez livros entre os participantes da sessão. Os exemplares foram um presente do Salão do Livro para o público do Contém Cultura.

Entre os títulos oferecidos, estavam diversos assinados por autores do Vale do Aço, como Cocota, de Elaine Andrade Rainer. As obras trazem histórias que são verdadeiras lições de vida para ajudar as crianças a valorizar sentimentos como o amor, a amizade e respeito ao próximo.

Priscila Silva foi sorteada com o livro Moda – Uma história para colorir, um convite a um passeio pela moda de todos os tempos. Segundo a estudante, o livro foi um grande presente. “Gosto muito de moda e vejo que este livro traz muitas ilustrações bacanas de roupas, sapatos, desfiles”.

Maísa Martins Souza foi premiada com Um Jardim de Cores, “um livro muito legal, com muitas flores, ilustrações bem bacanas”, comentou a estudante.

Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.