COMÉRCIO QUE ABRE NO VALE DO AÇO

Convenções Coletivas garantem o funcionamento de supermercados e estabelecimentos do setor nesta sexta-feira, em todo o Vale do Aço

Açougues, casas de carne, supermercados e demais estabelecimentos do setor estarão de portas abertas em todo o Vale do Aço nesta sexta-feira (07), feriado de Independência do Brasil. Por força de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), as lojas do segmento ainda poderão funcionar em outros dois feriados de 2018. “Já havíamos conseguido a abertura em Ipatinga e, agora, após semanas de negociação, a mesma conquista foi possível também para Timóteo e Coronel Fabriciano. Era uma reivindicação antiga dos empresários do setor”, afirma José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Além de supermercados, açougues e casas de carnes, peixarias, mercearias, varejões, hortifrútis e sacolões também estão autorizados a funcionar. “Lembrando que a abertura destas lojas é uma escolha do empresário, que vai avaliar a viabilidade de usar ou não a mão de obra de seus funcionários nos feriados negociados”, pontua o dirigente sindical.

Também funcionam normalmente neste 7 de setembro os chamados  serviços básicos à população, como farmácias, padarias e postos de combustíveis. Já as “lojas de rua”, aquelas que vendem calçados, roupas e eletrônicos, por exemplo, não estarão abertas.

“Vivemos em uma região cercada por siderúrgicas, nas quais há regimes de turnos e muitas pessoas acabam não tendo tempo pra fazer suas compras com tranquilidade. Então, a abertura nos feriados dá a oportunidade pra estes e muitos outros trabalhadores passearem por gôndolas e escolher os melhores produtos com calma”, analisa Facundes.

 

Diretrizes

O funcionamento do setor ainda está autorizado nos dias 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e dois de novembro (Finados). Em Fabriciano e Timóteo, os empregados que trabalharam no último 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora) deverão ganhar folga em um dos dois próximos feriados em que está garantida a abertura do segmento.

As Convenções Coletivas de Trabalho estabelecem, também, que supermercados e o restante das lojas não poderão abrir em 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). As demais diretrizes das CCTs estão disponíveis em www.sindcomerciova.com.br.

 

Shopping

No Shopping Vale do Aço, neste 7 de setembro, a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h, o cinema em horário normal e a Consul, de 10h às 19h. Com relação às lojas, a abertura é facultativa ao empresário.